Topo

BYD: o que sabemos sobre marca chinesa que quer comprar fábrica da Ford

BYD E-SEED GT - Aly Song/Reuters
BYD E-SEED GT Imagem: Aly Song/Reuters

Do UOL

Em São Paulo (SP)

13/12/2019 04h00

A antiga fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo, pode ter encontrado um possível comprador. Após a CAOA afirmar que as chances de adquirir o local são remotas, a bola da vez é a pouco conhecida fabricante chinesa BYD, de acordo com reportagem publicada na Folha de S. Paulo.

No Brasil desde 2015, a empresa possui linha de produção no país desde 2017. Ela está instalada na cidade de Campinas, no interior do estado de São Paulo. Atualmente a BYD fabrica apenas chassis para ônibus elétricos e painéis solares em pequena escala. E, devido à ambição de aumentar sua produção, a empresa estuda adquirir a fábrica abandonada pela Ford na Grande São Paulo.

O principal objetivo a princípio seria construir caminhões elétricos para o Brasil e para outros países da América do Sul. No entanto, as conversas para a aquisição da fábrica ainda estão em estágio inicial.

Fundada em 2003, a BYD Auto é subsidiária da BYD Company (sigla que significa Build Your Dreams, "construa seus sonhos" em português). Constituída em 1995, a empresa também faz bicicletas elétricas, empilhadeiras e baterias recarregáveis, além dos já citados ônibus, caminhões, carros e painéis solares.

Na última década, a BYD se estabilizou muito bem no mercado de automóveis. A fabricante sempre vendeu mais de 400 mil veículos por ano mundialmente, alcançando eventualmente picos de mais de 500 mil. Assim, ela vende em média pouco menos de 40 mil unidades por mês.

Maior produtora de veículos elétricos no mundo, a marca possui apenas dois de seus 14 carros em linha sem opção de motorização elétrica. A esmagadora maioria de seus veículos é composta por motores elétricos, incluindo todos os seus ônibus e todos os seus caminhões à venda.

Neste ano a empresa lançou seu centro de design. O time integra ex-profissionais de Audi, Ferrari e Mercedes-Benz. A primeira criação foi o conceito E-SEED GT, mostrado no Salão de Xangai, no início do ano.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.