Topo

Com piloto automático, Tesla bate em viatura e carro quebrado em estrada

Do UOL

Em São Paulo (SP)

09/12/2019 16h09

Um motorista de Connecticut, nos Estados Unidos, descobriu da pior maneira que o piloto automático de seu Tesla Model 3 não pode ser usado em qualquer circunstância. Ele bateu em dois carros estacionados no acostamento de uma estrada, com um deles sendo uma viatura policial.

O primeiro carro havia parado com um problema mecânico, e a viatura estava no local esperando um guincho para que o veículo fosse retirado. Enquanto isso, o Tesla Model 3 chegou e, sem controle, acertou ambos carros no acostamento. O Tesla ainda seguiu por alguns metros antes de parar próximo de outra viatura policial que atendia a ocorrência.

O motorista revelou que estava com o sistema Autopilot ligado no momento do acidente, e que não estava com as mãos no volante. No momento do ocorrido ele estava virado para o banco de trás, checando seu cachorro.

Ninguém ficou gravemente ferido no acidente. De acordo com a polícia, o motorista recebeu uma intimação por conduta imprudente, já que a própria Tesla desaconselha que seus clientes usem o Autopilot como piloto automático, apesar do nome.

O nível de automação dos veículos atualmente não permite que os motoristas possam tirar as mãos do volante sem que monitorem o trânsito ao redor. O polícia não revelou se antes do acidente o carro ainda freou.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Questões relacionadas a problemas que podem ocorrer com veículos, incluindo falhas mecânicas e questões de segurança. Descubra dicas e soluções para enfrentar dificuldades com seu carro, além de informações sobre recalls e alertas de segurança. Além disso, você pode encontrar exemplos de situações que não deram certo, para que você possa aprender com esses casos e evitar cometer os mesmos erros.