Topo

Tesla registra patente de limpador de para-brisa a laser para seus carros

Tesla Imagem: John Thys/AFP

Do UOL

Em São Paulo (SP)

06/12/2019 16h53

Um velho problema nos carros em viagens e até mesmo no uso rotineiro nas cidades são as sujeiras e insetos que ficam nos para-brisas dos veículos com o tempo. Mesmo passando os limpadores de para-brisa em cima ou utilizando os jatos d'água com detergente, muitas vezes as sujeiras persistem.

Assim, a mais nova ideia da Tesla é utilizar tecnologia a laser para eliminar estes resíduos. A marca acaba de patentear um sistema de limpadores a laser nos Estados Unidos. Ele seria aplicado aos vidros e também a retrovisores.

Desta maneira, a marca estaria evitando o desgaste rotineiro dos limpadores, como a degradação da borracha, entre outras coisas. Para a Tesla, o laser seria mais eficaz na eliminação de sujeiras e bem menos trabalhoso do lado operacional.

A grande incógnita do sistema é a potência do laser, que deve ser forte o bastante para limpar o vidro, mas sem danificar o vidro em si com o tempo.

A Tesla crê também que os lasers possam ajudar os futuros carros autônomos, evitando que sujeiras entrem em contato com câmeras de auxílio deste sistema.

No entanto, isso não significa que o sistema será vendido em breve necessariamente. Com isso, a Tesla quer que se alguém desenvolver um sistema semelhante, pague royalties à montadora.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tesla registra patente de limpador de para-brisa a laser para seus carros - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.


Carro dos Famosos