Topo

Carro de locadora: quais são os veículos de aluguel campeões de vendas

O veterano Gol já não é o carro mais vendido há alguns anos, mas continua entre os mais emplacados, inclusive entre locadoras - Divulgação
O veterano Gol já não é o carro mais vendido há alguns anos, mas continua entre os mais emplacados, inclusive entre locadoras
Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/11/2019 04h00

Os carros de locadoras têm uma contribuição importante no faturamento das fabricantes de veículos. Segundo a Abla (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), as empresas do setor compraram 240 mil automóveis e comerciais leves zero-quilômetro de janeiro a agosto deste ano.

O número corresponde a 14% de todos os licenciamentos dessas categorias no período, com base em levantamento da Fenabrave, a federação das concessionárias.

O comércio de veículos novos para locadoras faz parte das chamadas vendas diretas, voltadas a clientes como PCD (pessoas como deficiência), frotistas, taxistas e proprietários rurais. Essa modalidade é tão estratégica para as fabricantes de veículos que atualmente é responsável por 46,7% de todos os emplacamentos de automóveis e comerciais leves no Brasil.

Ainda de acordo com a Abla, no ano passado metade das vendas diretas coube às locadoras, o equivalente a mais de 410 mil veículos.

Cientes disso, as montadoras travam uma forte disputa por esse tipo de cliente em um mercado que também atende os aplicativos de transporte individual. A associação das locadoras informa que cerca de 150 mil motoristas de plataformas como a Uber rodam atualmente com veículos alugados.

Se todos esses condutores fossem da Uber, por exemplo, representariam 25% do total de 600 mil condutores cadastrados que a empresa diz ter no Brasil.

UOL Carros obteve com exclusividade o ranking dos dez modelos zero-quilômetro mais vendidos para locadoras de janeiro a agosto de 2019. Veja quais são.

1 - Chevrolet Onix

Chevrolet Onix LT - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

41.381 unidades

2 - Ford Ka Hatch

Ford Ka SE 1.0 1 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

26.436 unidades

3 - Volkswagen Gol

Volkswagen Gol 2020 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

17.476 unidades

4 - Fiat Argo

Fiat Argo Seleção 1 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

11.212 unidades

5 - Renault Sandero

Renault Sandero Zen 1.0 2020 - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

10.267 unidades

6 - Renault Logan

Renault Logan 2020 - Murilo Góes/Colaboração para o UOL - Murilo Góes/Colaboração para o UOL
Imagem: Murilo Góes/Colaboração para o UOL

9.908 unidades

7 - Chevrolet Prisma

Chevrolet Prisma 2018 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

9.130 unidades

8 - Hyundai HB20

Hyundai HB20 2019 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

8.765 unidades

9 - Fiat Strada

Fiat Strada Freedom 2019 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

8.216 unidades

10 - Volkswagen Voyage

Volkswagen Voyage AT - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

7.868 unidades

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.