Topo

Garota de 14 anos inventa solução para pontos cegos nos carros

Do UOL

Em São Paulo (SP)

11/11/2019 10h51

Um dos maiores problemas para motoristas novos e experientes são os pontos cegos dentro dos automóveis. Por vezes, é possível se assustar com o fato de não ter visto um veículo próximo escondido por alguma das colunas do carro enquanto se está dirigindo, ainda que com o tempo o motorista fique mais atento e não se espante mais tanto com isso.

E foi pensando em solucionar esta questão que a norte-americana Alaina Gassler, de 14 anos, inventou um dispositivo para "anular" a coluna A do carro do campo de visão do motorista. Esta solução vai além dos detectores dos carros atuais, que emitem luz e som quando há algo no ponto cego do condutor, porque neste caso é possível ver o que está no ponto cego.

O sistema desenvolvido funciona a partir de uma webcam (que capta a imagem ao vivo atrás do ponto cego), um projetor (que projeta a imagem no ponto cego em questão) e um material impresso em 3D para preencher o espaço da coluna A.

Alaina disse que o material utilizado "reflete apenas a luz de volta à fonte de luz, que é o projetor neste caso".

"Como os olhos do motorista estão próximos ao projetor, o motorista pode ver uma imagem nítida e clara, enquanto os passageiros veem apenas um pedaço de tecido preto."

Pelo projeto, Alaina faturou um prêmio de US$ 25 mil (pouco mais de R$ 104 mil) em um concurso de ciências aplicadas para alunos do ensino médio feito pela Samueli Foundation.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.