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Onix Plus: versão que pegou fogo é a mais vendida desde o lançamento

Exemplar foi destruído pelas chamas em rodovia do MA poucos dias antes de GM confirmar recall para 18 de novembro - Reproduçãp
Exemplar foi destruído pelas chamas em rodovia do MA poucos dias antes de GM confirmar recall para 18 de novembro Imagem: Reproduçãp

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Unidade destruída pelas chamas no Maranhão era da configuração Premier
  • Versão mais cara e equipada representa 42% dos emplacamentos
  • GM confirmou início do recall por risco de incêndio para 18 de novembro
  • Montadora já está recolhendo carros para reparo, sem data para devolução
  • Conserto consiste em reprogramação do software do motor, diz GM
  • Entregas do sedã estão suspensas por prazo indeterminado, mas vendas prosseguem

O Chevrolet Onix Plus que pegou fogo no Maranhão, dias antes do anúncio de recall por risco de incêndio no sedã, era da versão topo de linha Premier com todos os opcionais.

UOL Carros confirmou a informação ao consultar a placa do veículo, que traz no registro a inscrição "10TAT PR2". Esse código significa que o carro, totalmente destruído pelas chamas, era equipado com motor 1.0 turbo flex, câmbio automático e o pacote opcional Premier 2.

Portanto, a unidade trazia equipamentos como sensor de ponto cego, estacionamento automático, ar-condicionado digital e acabamento interno bicolor, combinando as cores caramelo e preta.

No lançamento, em setembro passado, o Onix Plus Premier custava a partir de R$ 73.190 e teve o preço reajustado em R$ 900 há alguns dias. O carro que teve perda total trazia pintura prata metálica, opcional de R$ 1.590, e hoje seria comercializado por R$ 78.740 - incluindo o pacote mencionado acima, que sai por R$ 3.060.

Premier bombou

Versão Premier teve preço inicial reajustado em R$ 900 menos de dois meses após o lançamento do sedã - Divulgação
Versão Premier teve preço inicial reajustado em R$ 900 menos de dois meses após o lançamento do sedã
Imagem: Divulgação

Encostando nos R$ 80 mil, a versão Premier é a mais cara e também a mais vendida. De acordo com a consultoria Jato Brasil, até o fim de outubro ela foi responsável por 3.440 emplacamentos ou 42% de todas as 8.185 vendas do modelo no período.

É verdade que uma parcela considerável desses primeiros licenciamentos do Onix Plus Premier é de unidades para test-drive nas concessionárias e também para ações de marketing e avaliação de jornalistas.

A configuração LTZ automática, com tabela de R$ 70.990 e 2.198 licenciamentos, representou 26,8% das vendas totais. Em seguida, aparecem as versões LTZ manual (913 unidades, 11,2%); LT automática (700 carros, 8,5%); LT manual (501 exemplares, 6,1%); e 1.0 automática (433 emplacamentos ou 5,3%).

Vale lembrar que, apesar de as vendas prosseguirem normalmente, todas as entregas de veículos já faturados ou fabricados estão suspensas até que o defeito seja corrigido, por meio de uma atualização de software.

Anteontem, UOL Carros noticiou em primeira mão que o recall de todas as unidades já comercializadas do Onix Plus começa no dia 18 de novembro, com veiculação em rádio, TV, jornais e internet, além de comunicação individual para cada cliente afetado.

Antes, porém, a GM já está entrando em contato com os proprietários e recolhendo os carros para reparo. A empresa informa que até a devolução do veículo, sem prazo definido, será cedido aos clientes um carro reserva, disponibilizado por locadora e sem ônus.

Origem do incêndio

Em laudo enviado na semana passada para a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), a fabricante relatou que a ação preventiva é necessária porque "em determinados casos, um defeito na calibração do módulo de controle do motor dos veículos pode fazer com que ocorra um aumento de pressão e temperatura na câmara de combustão, causando danos no pistão."

Ainda de acordo com a companhia, "essa condição pode levar à quebra do bloco do motor. Caso ocorra vazamento de óleo no compartimento do motor e contato com partes quentes, há possibilidade de incêndio, com risco de lesões físicas graves e até mesmo fatais aos ocupantes do veículo e terceiros."

Todas as configurações disponíveis do Onix Plus vêm com propulsor 1.0 turbo de três cilindros, capaz de render 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque.

A atualização de software ainda não está disponível nas concessionárias.

Aviso pelo OnStar?

Onix Plus destruído no Maranhão tinha OnStar e 4G; Senacon recomenda usar tecnologia para avisar proprietários - Reprodução
Onix Plus destruído no Maranhão tinha OnStar e 4G; Senacon recomenda usar tecnologia para avisar proprietários
Imagem: Reprodução

O Onix Plus Premier incendiado no Maranhão trazia uma tecnologia que facilitaria a comunicação de recall ao proprietário, caso não tivesse virado sucata.

A Senacon, responsável por fiscalizar as campanhas de recall, recomendou que a General Motors utilize o aplicativo My Chevrolet e o serviço de concierge Onstar, que conecta o carro diretamente a uma central de atendimento da empresa, para avisar os clientes a respeito dos riscos e da necessidade de reparo. No Onix Plus 2020, o sistema também conta com conexão 4G dedicada e roteador Wi-Fi.

Por enquanto, a montadora não respondeu à reportagem se vai acatar a recomendação. Apenas a versão mais simples do sedã não traz esse recurso de conectividade.

O uso de meios eletrônicos para efetuar os comunicados de recall está previsto na recente portaria conjunta dos ministérios da Justiça e da Infraestrutura sobre o tema, que também determina informar recalls pendentes no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) e começou a vigorar em 1º de outubro.

"A recomendação é feita considerando que esses recursos permitem a comunicação fácil e direta entre fornecedor / consumidor e entre fornecedor / produto, podendo a Chevrolet fazer uso dessas tecnologias para localizar e alertar os consumidores sobre a abertura da campanha de chamamento e sobre os riscos aos quais estão submetidos", afirma a Senacon.

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Errata: o texto foi atualizado
Foi informado originalmente, no oitavo parágrafo, que a versão de entrada do Chevrolet Onix Plus tem câmbio manual. Essa versão, na verdade, é equipada com transmissão automática. A informação já foi corrigida.

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