Topo

Veja 10 dicas simples para reduzir o consumo de combustível do automóvel

Hábitos simples no dia a dia são aliados importantes para tornar seu carro mais eficiente e reduzir o gasto com abastecimento - Shutterstock
Hábitos simples no dia a dia são aliados importantes para tornar seu carro mais eficiente e reduzir o gasto com abastecimento Imagem: Shutterstock

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/11/2019 04h00

Hoje em dia, a legislação obriga as montadoras a oferecer automóveis cada vez mais eficientes em relação ao consumo de combustível e às emissões. Combinados ou não, recursos como hibridização, turbo, injeção direta, comando de válvulas variável e outras tecnologias já permitem comprar um veículo capaz de percorrer 20 km/l com um litro de gasolina, por exemplo.

Porém, existe outro fator tão ou mais importante para gastar menos com o posto de combustível: você, motorista. A forma de dirigir e utilizar o carro, bem como a manutenção dele, são fatores que fazem muita diferença.

Confira dez dicas simples para fazer seu veículo rodar mais quilômetros com a mesma quantidade de combustível, com base em informações do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).

1 - Mantenha os pneus com calibragem correta

Calibragem de pneu do Peugeot 208 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Consulte o manual do proprietário e verifique a pressão recomendada para os pneus - que, inclusive, pode variar de eixo para eixo e também de acordo com a quantidade de carga transportada. Pneus abaixo da pressão ideal aumentam a superfície de contato com o solo. Com isso, fazem com que o motor utilize mais energia para manter o carro rodando, elevando o consumo. Por outro lado, pneus cheios demais deixam o veículo muito "duro" e podem reduzir a vida útil de componentes da suspensão.

Não se esqueça de verificar a calibragem a cada 15 dias, sempre com os pneus frios. Quando estão quentes, o ar dentro deles se expande e você acaba calibrando com pressão abaixo da indicada.

2 - Verifique o alinhamento das rodas

Alinhamento e balanceamento pneu pneus - Karime Xavier/Folhapress - Karime Xavier/Folhapress
Imagem: Karime Xavier/Folhapress

Outro fator que eleva o consumo de combustível e, ainda por cima, reduz a vida útil dos pneus são rodas desalinhadas. Em média, a recomendação é checar o alinhamento a cada 10 mil quilômetros ou ao perceber que o veículo está "puxando" para um lado. Faça também o balanceamento dos pneus para evitar trepidações e manter o carro estável - o que também contribui para diminuir o consumo.

3 - Troque filtros e lubrificantes no prazo correto

Troca de óleo realizada em concessionária - Marcelo Justo/Folhapress - Marcelo Justo/Folhapress
Imagem: Marcelo Justo/Folhapress

Cheque o nível do óleo do motor semanalmente e substitua o lubrificante no prazo e/ou na quilometragem recomendados no manual. O mesmo vale para filtros. O filtro de óleo, inclusive, deve ser substituído em cada troca do lubrificante. Motor com lubrificação inadequada eleva o atrito de partes internas, resultando em consumo maior de combustível e, pior, danificando componentes.

4 - Fique de olho no arrefecimento

É preciso checar possíveis vazamentos e o estado das mangueiras e abraçadeiras do radiador. - Almeida Rocha/Folhapress - Almeida Rocha/Folhapress
Imagem: Almeida Rocha/Folhapress

De acordo com o Cesvi Brasil, o sistema de arrefecimento do motor é dotado de válvula chamada termostática. Se apresentar problemas, ela pode travar na posição aberta, liberando a total passagem do fluido de arrefecimento para o radiador. Isso faz o motor trabalhar em temperatura abaixo da ideal. Assim, o sistema de injeção "entende" que o motor está frio, enviando mais combustível para a queima sem necessidade.

5 - Confira o estado de cabos e velas

troca de velas - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Outro fator que impacta negativamente o gasto de combustível são velas e respectivos cabos em más condições. Esses componentes são essenciais para promover a queima ideal do combustível.

6 - Cheque o catalisador e o escapamento

Land Rover Defender soltando fumaça pelo escapamento - Renato Stockler/Folhapress - Renato Stockler/Folhapress
Imagem: Renato Stockler/Folhapress

Responsável por converter gases tóxicos resultantes da queima do combustível em água, gás carbônico e nitrogênio, o catalisador eleva o consumo e as emissões caso esteja danificado. Além disso, pode haver desprendimento de componentes internos do catalisador e do sistema de escape, obstruindo a saída dos gases. Isso faz a temperatura subir e também eleva o consumo.

7 - Dirija com suavidade

Velocidade média trânsito Youse - Paulo Pinto/Fotos Públicas - Paulo Pinto/Fotos Públicas
Imagem: Paulo Pinto/Fotos Públicas

Frear mais bruscamente e atrasar a troca de marchas é algo que faz o carro gastar mais combustível. Acelere e freie de forma gradual e utilize o freio-motor nas reduções de velocidade. Além disso, descer ladeiras na "banguela" (com o câmbio em ponto-morto) não ajuda a economizar combustível e ainda por cima contribui para o desgaste prematuro dos freios.

8 - Leve apenas o necessário

Bagagem - Zô Guimaraes/Folhapress - Zô Guimaraes/Folhapress
Imagem: Zô Guimaraes/Folhapress

Manter o porta-malas e a cabine cheios de coisas das quais você não precisa só faz aumentar o peso do veículo, exigindo mais do motor e fazendo o consumo subir. Além disso, remova bagageiros e suportes de bicicleta quando estão fora de uso.

9 - Abasteça com combustível de qualidade

Frentista posto de combustível abastecimento reabastecimento - Lucas Lacaz Ruiz/Folhapress - Lucas Lacaz Ruiz/Folhapress
Imagem: Lucas Lacaz Ruiz/Folhapress

Abastecer com etanol, gasolina ou diesel "batizados" é uma das causas mais comuns para o aumento do consumo. Produtos usados para aumentar o volume do produto comercializado na bomba, como água, no caso do álcool, e solvente, no da gasolina, fazem o veículo perder rendimento e podem danificar uma série de componentes internos. Consequentemente, o sistema de injeção acaba colocando mais combustível no motor. Confira aqui dicas para reduzir o risco de adquirir combustível adulterado.

10 - Utilize o ar-condicionado corretamente

Ar-condicionado é praticamente um vício do motorista brasileiro - Marcelo Justo/Folhapress - Marcelo Justo/Folhapress
Imagem: Marcelo Justo/Folhapress

O ar-condicionado pode aumentar em 20% ou até mais o consumo de combustível, pois o compressor do equipamento é acionado por correia ligada ao motor. Nunca dirija com o ar ligado e os vidros abertos. Além disso, se não estiver muito quente, não coloque o resfriamento no máximo.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.