Topo

Ford vive fiasco nos EUA após problemas no lançamento do Explorer 2020

Ford Explorer - Rebecca Cook/Reuters
Ford Explorer Imagem: Rebecca Cook/Reuters

Do UOL

Em São Paulo (SP)

22/10/2019 10h23

A Ford apostava suas fichas no lançamento do novo Explorer 2020 para voltar a subir dentro do mercado dos Estados Unidos. Entretanto, a estreia do novo modelo tem sido até o presente momento um desastre para a montadora.

Em poucos meses a fabricante já fez dois recalls do veículo e os problemas persistem em várias áreas do carro, como transmissão, chassi, suspensão e até no ar-condicionado. A história ainda piora: segundo o Detroit Free Press, alguns veículos saíram da fábrica sem os emblemas, sem peças de suas respectivas versões e com rodas erradas.

Em uma tentativa de corrigir problemas, a Ford chegou a até mesmo levar unidades do Explorer de sua fábrica de origem (Chicago) para a fábrica em Flat Rock, Michigan.

Obviamente isso representou prejuízo para a fabricante norte-americana. O quadro piora quando se percebe que, desde que o atual CEO Jim Hackett assumiu seu cargo na montadora, em 2017, as ações da Ford caíram em 15%.

Neste ano, o prognóstico não é nada positivo, já que a fabricante deve registrar lucros mais baixos que em 2018 neste trimestre devido ao resultado negativo do Explorer, o que faz a paciência dos acionistas estar rapidamente se esvaindo com Hackett.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.