Topo

Audi suspende planos de carro aéreo e reavalia parceria com Airbus

Audi Pop.Up Next - Divulgação
Audi Pop.Up Next Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

15/10/2019 12h29

Depois de anunciar no Salão de Genebra de 2018 o conceito Pop.Up Next, carro aéreo no qual trabalhava em parceria com a Airbus, a Audi suspendeu seu projeto conjunto com a empresa de aviões.

A informação é do site Auto News Europe. Segundo a publicação, as dificuldades de se conceber um modelo de táxi aéreo acabaram fazendo a diferença para que a montadora desistisse da ideia.

Em comunicado, a fabricante alemã citou os grandes desafios do projeto como fatores atenuantes.

"Acreditamos que levará muito tempo para que um táxi aéreo possa ser produzido em série e não exija que os passageiros troquem de veículo. No conceito modular do Pop.Up, estávamos trabalhando em uma solução com a mais alta complexidade", disse a Audi.

O Pop.Up Next consistia em uma cabine leve com possibilidade de ser conectada a um chassi de carro ou a um módulo de voo. O veículo tinha dois motores elétricos que juntos geravam 82 cv, o que dava autonomia em 130 km no solo. Suas quatro hélices tinham 27 cv de potência e eram abastecidas por uma bateria de 70 kWh. Assim, toda a junção tinha 217 cv e permitia o conjunto a voar em uma velocidade de até 120 km/h.

No entanto, seu alcance era baixo, com apenas 50 km ao todo.

Isso ocorre uma semana depois de a Porsche - empresa sob o guarda-chuva do grupo Volkswagen, como a Audi - anunciar uma união com a Boeing para fabricação de um carro aéreo para o "mercado premium".

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.