Topo

Novo Citroën C3 será produzido no Brasil; 208 e 2008 virão da Argentina

Novo C3 aproveita mesma base do Peugeot 208 que será argentino - Divulgação
Novo C3 aproveita mesma base do Peugeot 208 que será argentino
Imagem: Divulgação

Fernando Calmon

Colaboração para o UOL, de São Paulo (SP)

14/10/2019 04h00

Resumo da notícia

  • 4ª geração do C3 será fabricada no Brasil dentro de dois anos
  • Plataforma CMP é compartilhada entre compactos de Peugeot e Citroën
  • Novo Peugeot 208 será fabricado na Argentina a partir de 2020

A nova geração do Citroën C3 será o primeiro modelo produzido pela PSA-Peugeot Citroën sobre a plataforma CMP no Brasil.

A informação foi confirmada por uma fonte do mercado a UOL Carros.

Produção local deve ser iniciada no segundo semestre de 2021. Isso porque o novo C3 sequer foi apresentado na França, algo que deve acontecer apenas no ano que vem.

A geração vendida atualmente na Europa deriva da mesma plataforma PF1 do "nosso" C3, mas ganhou uma profunda reestilização em 2016. Este visual, porém, nunca foi adotado por aqui.

Argentina sai na frente

Sabia-se de antemão que o novo Peugeot 208 (que já está sendo testado por aqui) não seria o modelo escolhido para produção em Porto Real (RJ). O compacto será feito na fábrica de El Palomar, na Argentina, a partir do segundo semestre de 2020.

A produção foi confirmada por Nicolás Bonnardon, gerente de produto do projeto, em entrevista ao "Autoblog Uruguai", durante evento de lançamento mundial do hatch em Portugal.

Primeiras unidades, porém, já vão sair da linha de montagem no primeiro trimestre do ano que vem.

O executivo declarou também que o 208 argentino será praticamente igual ao projeto europeu, trazendo apenas algumas diferenças para se adaptar ao mercado local. No Brasil, por exemplo, o hatch chegará às ruas com tecnologia flex.

Novo 2008 em 2021

Logo após o novo 208 será a vez da segunda geração do 2008 começar a ser feita em solo argentino. A produção das primeiras unidades está programada apenas para meados de 2021.

Enquanto isso, a Peugeot se prepara para iniciar as vendas do atual 2008 com câmbio automático nas versões com motorização 1.6 THP. O SUV reestilizado já foi apresentado à imprensa em junho, mas só agora desembarca nas concessionárias.