Topo

Jeep Cherokee e Peugeot 208 atingem quatro estrelas em testes de segurança

Teste Euro NCAP Jeep Cherokee - Divulgação
Teste Euro NCAP Jeep Cherokee Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

10/10/2019 14h57

O Jeep Cherokee e o Peugeot 208 se tornaram os primeiros carros testados neste ano pelo Euro NCAP a não conseguirem a pontuação máxima de cinco estrelas no teste de segurança.

Segundo os responsáveis pela avaliação, o carro francês apresentou problemas de proteção para os ocupantes do banco traseiro, que no caso de um acidente podem ricochetear em seus assentos, o que cria a probabilidade de lesões sérias no pescoço.

"A classificação de quatro estrelas do Peugeot 208 é respeitável, mas o carro não é uma boa escolha se você estiver levando adultos no banco traseiro, com sua proteção 'ruim' para passageiros", falou Matthew Avery, diretor de pesquisa da Thatcham Research.

Já no Jeep Cherokee, as pontuações de proteção de ocupantes adultos (80%) e crianças (78%) são as mais baixas concedidas em 2019. Os assentos dianteiros e traseiros oferecem pouca proteção contra ricocheteadas, segundo o teste.

Além disso, o sistema autônomo de freios de emergência de baixa velocidade também não alcançou o resultado desejado.
Sobre a pontuação do Jeep Cherokee, Avery disse: "o Jeep Cherokee é uma melhoria em relação ao Wrangler, que teve uma estrela do ano passado".

"No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer antes que a Jeep possa voltar a produzir carros de cinco estrelas, como o Compass 2017."

Enquanto isso, o BMW Série 3 ganhou cinco estrelas do mesmo teste. O veículo obteve 97% de proteção para adultos, o que é um recorde nos testes de 2019. No entanto, em termos de tecnologia de segurança, o carro teve apenas 76% de pontuação.

"Embora seja bom, a pontuação de 76% nas tecnologias de segurança está abaixo dos 94% de referência estabelecidos pelo Tesla Model 3 no início deste ano", disse Avery.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.