Topo

Empresa cria veículo de compartilhamento para cadeirantes em cidades

WheeM-i, veículo de compartilhamento urbano para cadeirantes - Divulgação
WheeM-i, veículo de compartilhamento urbano para cadeirantes Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

09/10/2019 11h51

Se locomover de cadeira de rodas em uma grande metrópole acarreta diversos desafios todos os dias para pessoas que não têm outra opção a não ser encarar a rotina desta maneira. No entanto, a empresa italiana Italdesign criou um veículo que visa tentar melhorar um pouco a mobilidade dos cadeirantes nas cidades.

O WheeM-i é um veículo elétrico e semiautônomo que se propõe a ser um meio de transporte compartilhado para cadeirantes, utilizando a mesma lógica de bicicletas compartilhadas em grandes centros urbanos.

Os usuários poderão reservar um veículo via aplicativo no smartphone. Após isso, basta ir ao local de distribuição mais próximo para terminar o agendamento da viagem e embarcar. No fim, o veículo deve ser retornado ao local de distribuição mais próximo do destino.

O WheeM-i possui sistemas que ajudam os usuários a evitar colisões com obstáculos fixos e móveis, tendo sido projetado para ajudar as pessoas a superar mais facilmente terrenos difíceis.

"Como empresa que presta serviços de desenvolvimento para o setor de mobilidade no mundo, acreditamos firmemente que a mobilidade futura deve ter um impacto positivo na vida de todos", disse o CEO da Italdesign, Jörg Astalosch.

"O WheeM-i faz parte dessa visão que realmente esperamos trazer à realidade."

A empresa apresentou e fez demonstrações de sua solução na semana de tecnologia de Dubai, que ocorre desde o último domingo e vai até esta quinta-feira.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.