Aplicativo gera desconto de até 40% em multas de trânsito; veja como usar

O aplicativo gratuito SNE (Sistema de Notificação Eletrônica) dá descontos de até 40% em multas de trânsito geradas pela maioria dos órgãos autuadores —atualmente, apenas o Detran Piauí ainda não aderiu ao sistema.

Para ganhar desconto máximo, é preciso abrir mão de recurso e respeitar vencimento.

O app do governo foi feito para agilizar notificações e pagamento de infrações. "Diminuindo custos ao Estado e também ao cidadão, que evita de ter que comparecer ao órgão de trânsito para retirar segunda via de notificações", diz a Polícia Rodoviária Federal.

Veja como se cadastrar

Imagem
Imagem: Divulgação

Acesse o site do SNE (Sistema de Notificação Eletrônica) ou baixe o app na Play Store ou App Store (disponível para iOS e Android).

Faça o cadastro, acionando login e seguindo as instruções da página de serviços do governo federal (acesso com CPF e senha ou via certificado digital).

Ative o cadastro, a partir de um link enviado ao um e-mail indicado anteriormente.

Selecione os veículos que deseja incluir no SNE por meio do link "Meus Veículos".

Continua após a publicidade

Como solicitar o desconto

Ao receber notificação de multa, o proprietário do veículo cadastrado no SNE pode gerar o boleto eletrônico por meio do próprio aplicativo. O app usa tecnologia de geolocalização para indicar os bancos conveniados para pagamento daquela infração —e se a cidade ou Estado onde você se encontra é coberta pelo aplicativo.

Quem recorrer e depois tiver de pagar a multa, receberá desconto de 20% se fizer a quitação dentro do prazo pelo app.

O sistema gera um código de barras, que permite a finalização via aplicativo do banco. Ou seja, dá para fazer a operação inteira usando o celular, desde que a instituição financeira do usuário permita. O SNE não tem opção de parcelamento.

Se você quiser indicar outro condutor para arcar com a multa e a respectiva pontuação na CNH, pode usar o portal de serviços do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

*Com reportagem publicada em 09/10/2019

Deixe seu comentário

Só para assinantes