Topo

Nissan e UFSC estudam como estocar energia solar em baterias usadas do Leaf

Do UOL

Em São Paulo (SP)

03/10/2019 11h57

Resumo da notícia

  • Estudo visa encontrar solução para armazenar energia solar nas baterias
  • Fabricante já cedeu 9 conjuntos de baterias para pesquisas da universidade
  • Tecnologia poderia fornecer luz a regiões sem rede elétrica

A Nissan está realizando um experimento com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para reaproveitar baterias usadas do Leaf.

Os componentes de segunda vida serão estudados pelo Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da instituição, que tentará descobrir como utilizá-las para armazenar energia captada por painéis solares.

O objetivo é alimentar postes de luz apenas por energia solar, que seriam estocadas nas baterias dos veículos.

Segundo a Nissan, cinco postes de luz com esta tecnologia - dotados de painéis solares em cima e baterias do Nissan Leaf na base - já começaram a ser utilizados para iluminar o pátio do laboratório do centro de pesquisas da UFSC.

Abastecimento de casas e mais

O estudo propõe que esta tecnologia pode ser utilizada para iluminar regiões onde não há rede elétrica. A montadora diz que o sistema já foi utilizado para iluminar seu estande no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018 e em outros eventos.

"Estes postes funcionam de maneira 100% independente do sistema de energia elétrica principal, não necessitando de cabos ou tomadas, sendo totalmente alimentados pela energia do sol", disse o professor Ricardo Rüther, que coordena o Laboratório de Fotovoltaica da UFSC.

"O estudo reforça as diversas possibilidades de aplicação das baterias elétricas de segunda vida e une três pilares de nossas pesquisas, que são a mobilidade elétrica, a energia solar e o armazenamento de energia".

A Nissan cedeu três novos conjuntos de baterias da primeira geração do Leaf, que se somam aos outros seis concedidos anteriormente. Cada um deles possui 48 baterias.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.