Topo

Segredos automotivos


Nova Fiat Strada perde disfarces, mas segue em testes; lançamento é em 2020

Nova Fiat Strada chegará às ruas já como linha 2021 - Marcelo Ferraz/UOL
Nova Fiat Strada chegará às ruas já como linha 2021
Imagem: Marcelo Ferraz/UOL

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

02/10/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Picape deve estrear em março de 2020, já como linha 2021
  • 2ª geração será cabine dupla "de verdade" com quatro portas
  • Nomenclatura de versões seguirá padrão da Toro; motor deve ser só 1.3

A nova geração da Strada será um dos lançamentos mais importantes da marca em 2020.

E acontecerá logo nos primeiros meses do ano: a previsão de estreia é para o primeiro trimestre do ano que vem.

Apesar dos disfarces, nota-se que as portas dianteiras são as mesmas do Mobi - Marcelo Ferraz/UOL
Apesar dos disfarces, nota-se que as portas dianteiras são as mesmas do Mobi
Imagem: Marcelo Ferraz/UOL

Diante disso, a Fiat realiza testes cada vez mais frequentes com protótipos, que vão perdendo parte da pesada camuflagem. Mas ainda não foi desta vez que conseguimos desvendar - ou pelo menos ter uma noção - as linhas definitivas do modelo.

O veículo foi flagrado por Marcelo Ferraz, nosso cinegrafista favorito, no interior de São Paulo. "O motorista acelerou fundo tão logo viu que comecei a tirar fotos", conta.

Cara de Argo, base de Mobi

A plataforma da nova Strada será um "Frankenstein". Isso porque a parte frontal da plataforma é a mesma do Mobi, mas a traseira vem da atual Fiorino - o que, além de facilitar o transporte de cargas, abre mais espaço para levar passageiros no banco de trás.

Picape será cabine dupla "de verdade" com quatro portas - Marcelo Ferraz/UOL
Picape será cabine dupla "de verdade" com quatro portas
Imagem: Marcelo Ferraz/UOL

Sim, é isso mesmo: a Strada não só terá espaço para cinco pessoas como será uma legítima cabine dupla com quatro portas - será a primeira do segmento de picapes leves, acabando com a exótica versão de três portas.

Apesar da camuflagem, sabemos que metade da carroceria virá do Mobi. Isso faz com que capô, para-lamas e portas dianteiras sejam as mesmas do subcompacto.

Faróis e para-choque, porém, serão diferentes. Atrás, há quem diga que as lanternas sejam parecidas com as da Toro, embora a tampa da caçamba tenha abertura convencional. Já o para-choque com estribo embutido será mantido.

Traseira vai preservar para-choque com estribo embutido - Marcelo Ferraz/UOL
Traseira vai preservar para-choque com estribo embutido
Imagem: Marcelo Ferraz/UOL

Padrão Toro

Não é preciso ser vidente para imaginar que a nomenclatura das versões seguirá o padrão da Toro. Ou seja, pode esperar por versões Endurance, Freedom e Volcano.

O motor deve ser apenas o 1.3 Firefly, de 109 cv / 101 cv e torque máximo de 14,2 kgfm / 13,7 kgfm.

Segredos automotivos