Topo

Na Garagem


Porsche já fez modelo 959 banhado a ouro a pedido de xeque árabe

Porsche 959 dourado - Divulgação
Porsche 959 dourado Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/10/2019 10h16

A Porsche Exclusive, divisão da fabricante alemã que neste ano completa 33 anos, faz atualmente veículos especiais sob encomenda para milionários do mundo todo. Ela nasceu por necessidade, já que a montadora recebia pedidos especiais de clientes que queriam seus modelos com um toque exclusivo.

Com a operação funcionando a partir de 1986, seu pedido mais curioso veio três anos depois, em 1989. O xeque Abdul Aziz Khalifa Althani, da família real do Qatar, pediu sete unidades do 959 para sua coleção, com os sete carros sendo de cores diferentes e o interior sendo segundo suas ordens. Um dos modelos feitos é o dourado, da foto desta matéria.

Discreta na fabricação dos modelos durante o fim da década de 1980, a Porsche apenas revelou oficialmente que os sete 959 existiam em 2011, nos 25 anos da Porsche Exclusive. Na ocasião, uma exposição especial foi montada em seu museu. O 959 dourado estava lá após a autorização do xeque.

O carro, além da tinta dourada especial e escapamento banhado a ouro, tem listras em marrom, bege e verde, destacando sua silhueta superior. O interior também apresentava a mesma cor, incluindo volante, painel, bancos de couro, forro e carpete. O brasão da família real do Qatar também foi adicionado ao carro, sendo também dourado. Ele está no centro do volante e na capa da alavanca de câmbio.

A Porsche compartilhou no Facebook fotos do 959 dourado em retrospectiva devido ao aniversário de dez anos de seu museu, que iniciou suas atividades em 2009. Confira:

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Na Garagem