Topo

Cupê urbano, rival do Compass, mini T-Cross: conheça os próximos SUVs da VW

VW Tarek terá produção na Argentina com entre-eixos de Jetta para concorrer com o Jeep Compass - Vitor Matsubara/UOL
VW Tarek terá produção na Argentina com entre-eixos de Jetta para concorrer com o Jeep Compass
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Fernando Calmon e Alessandro Reis

Especial para o UOL e do UOL, em São Paulo (SP)

30/09/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Volkswagen lança em maio de 2020 SUV com perfil de cupê abaixo do T-Cross
  • Tarek também chega no ano que vem para rivalizar com o Jeep Compass
  • Marca prepara, ainda, utilitário esportivo compacto baseado no Polo
  • Picape Tarok vai concorrer com Fiat Toro e estreia deve ficar para 2021

A Volkswagen anunciou no fim de 2017 investimento de R$ 7 bilhões para lançar 20 modelos no Brasil até 2020, incluindo cinco SUVs.

Dois desses utilitários esportivos já chegaram às concessionárias: o Tiguan Allspace, que estreou em maio de 2018, importado do México; e o T-Cross, fabricado em São José dos Pinhais (PR), cujas vendas oficiais tiveram início em abril deste ano.

Desvendamos os três SUVs que restam, com base em dados oficiais da própria montadora e também levando em conta informações de fontes familiarizadas com o assunto.

New Urban Coupé

Volkswagen New Urban Coupé Vale Este - Divulgação - Divulgação
New Urban Coupé chega em maio de 2020 com perfil mais esportivo e produção em São Bernardo (SP)
Imagem: Divulgação

Em agosto passado, UOL Carros teve a oportunidade de conferir ao vivo um protótipo do VW New Urban Coupé em Wolfsburg, na Alemanha, sede da empresa. A Volkswagen não permitiu descrever detalhes do design, mas informa que o modelo chega ao mercado brasileiro em maio de 2020, com produção em São Bernardo do Campo (SP) sobre a mesma plataforma MQB A0 utilizada no Polo, no Virtus e no T-Cross.

Primeiro projeto brasileiro da Volkswagen que será também fabricado e vendido na Europa, o New Urban Coupé virá posicionado logo abaixo do T-Cross. Terá perfil de cupê, exibindo traseira mais inclinada, e irá compartilhar base mecânica, incluindo o motor 1.0 TSI de 128 cv e a transmissão automática de seis marchas e tração sempre dianteira. Ainda não sabemos se vai contar também com o 1.4 TSI de 150 cv.

A Volks por ora faz mistério sobre a distância entre-eixos, que pode ser de 2,65 m, como no T-Cross e no Virtus, ou de 2,56 m, a mesma do Polo. Aqui, o SUV-cupê poderá se chamar T-Sport, nome que a companhia registrou recentemente no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

O desenvolvimento e o lançamento do New Urban Coupé terão investimento de R$ 2,4 bilhões, que fazem parte do pacote de R$ 7 bilhões previamente anunciado.

Tarek

Volkswagen Tarek - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Tarek estreia no Brasil em 2020 com produção na Argentina; vai disputar clientes com Jeep Compass
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Pablo Di Si, presidente da Volkswagen na América Latina, já confirmou que o Tarek terá produção em General Pacheco, na Argentina, também sobre uma variação da base modular MQB.

Confirmamos que o lançamento no Brasil será no segundo semestre de 2020 e o novo SUV virá posicionado entre o T-Cross e o Tiguan Allspace. Terá porte e preço para concorrer com o Jeep Compass.

Em abril passado, o SUV apareceu pela primeira vez no Salão de Xangai, na China, onde traz nome diferente: Tharu. Aqui, por ser maior, deverá ser abrir mão do motor 1.0 turbo para ser comercializado exclusivamente com a unidade 1.4 TSI, gerenciada pelo câmbio automático de seis velocidades e trazendo tração só dianteira.

Na China, tem o mesmo entre-eixos do Jetta (2,69 m), o que faria todo o sentido aqui como intermediário entre T-Cross (2,65 m) e Tiguan Allspace (2,79 m).

Mini T-Cross

Volkswagen Taigun - Almeida Rocha/Folhapress - Almeida Rocha/Folhapress
Novo SUV pequeno pode trazer visual inspirado no protótipo Taigun e construção será MQB, em Taubaté (SP)
Imagem: Almeida Rocha/Folhapress

Em fevereiro passado, UOL Carros antecipou que a VW fechou acordo com o sindicato local para a produção na fábrica de Taubaté (SP) de um utilitário esportivo inédito e compacto, com base MQB e, muito provavelmente, mesma distância entre-eixos do Polo.

Será mais que uma versão aventureira do hatch compacto, trazendo peças de estamparia exclusivas e carroceria mais alta.

Quando for lançado no ano que vem, estará mais para crossover, veículo com características de diferentes carrocerias, mas se encaixará perfeitamente como o "baby SUV" da Volks, posicionado abaixo do New Urban Coupé.

Poderá ter aparência parecida com a do Taigun, protótipo de utilitário pequeno já descartado, por trazer a mesma base NSF do VW Up, que deve ser descontinuada.

Virá com o propulsor 1.0 TSI de Polo e Virtus, com possibilidade de também ser oferecido com as unidades 1.6 e 1.0 aspiradas que hoje equipam as versões mais simples do hatch e do sedã compactos.

Será o sucessor natural do finado CrossFox e do próprio Fox, que hoje mantém o visual aventureiro na versão Xtreme. Além disso, o T-Cross em miniatura pode ser o segundo SUV desenvolvido no Brasil a se tornar carro global, a exemplo do New Urban Coupé. Lançamento previsto para 2020.

Rival da Toro vem aí

Volkswagen Tarok Concept - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Tarok já apareceu como conceito e vai compartilhar componentes com o SUV Tarek; estreia pode ser em 2021
Imagem: Murilo Góes/UOL

A montadora não faz segredo que vai lançar, entre 2020 e 2021, uma picape de porte entre compacto e médio para rivalizar com a campeã de vendas Fiat Toro. Tanto que exibiu um protótipo da VW Tarok no Salão do Automóvel de São Paulo, no fim do ano passado.

Construída sobre a base MQB, mede 2,99 m de distância entre-eixos, mesma medida da Toro, 4,91 m de comprimento e 1,83 m de largura.

A caçamba mede 1,20 m de extensão. No conceito, esse espaço é expandido para acomodar objetos maiores por meio de um sistema com portinhola de acesso à cabine e de rebatimento do banco traseiro. A capacidade de carga será de 1.030 kg, similar à das versões turbodiesel da Toro.

Deverá, inclusive, trazer opção de motorização a diesel, que deverá ser emprestada da irmã maior Amarok.

A Volkswagen ainda não confirma onde a Tarok será fabricada. A lógica aponta para General Pacheco, na Argentina, onde seria montada juntamente com o Tarek.

Novo Touareg e Atlas Cross Sport

Volkswagen Atlas Cross Sport Concept e Atlas Tanoak - Shannon Stapleton/Reuters - Shannon Stapleton/Reuters
Atlas Cross Sport é SUV grande com perfil de cupê concebido para os EUA com propulsão híbrida
Imagem: Shannon Stapleton/Reuters

Para completar a família, falta um SUV de porte grande. A terceira geração do Touareg pode cumprir esse papel, mas viria bastante cara da Europa - e, se vier, a oferta será mediante encomenda. Outro candidato é o Atlas Cross Sport, construído sobre base MQB e com estilo de cupê. Seria importado do México.

O SUV grande apareceu como protótipo no Salão de Nova York no ano passado, trazendo propulsão híbrida, combinando motor 3.6 V6 de 280 cv e 36,8 kgfm com dois elétricos - o dianteiro tem 55 cv e 22,4 kgfm e o traseiro possui 115 cv e 27,5 kgfm.

A potência combinada é de 360 cv e 68,3 kgfm de torque máximo. Uma bateria de íons de lítio de 18 kWh instalada debaixo do túnel central permite rodar 42 quilômetros no modo 100% elétrico.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.