Topo

Kia confirma "mini Sportage" e Soul 100% elétrico para 2020 no Brasil

SUV compacto KX3 foi desenvolvido para o mercado chinês virá importado do México com motor 1.6 de 125 cv - Divulgação
SUV compacto KX3 foi desenvolvido para o mercado chinês virá importado do México com motor 1.6 de 125 cv
Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em Indaiatuba (SP)*

24/09/2019 10h42

Os SUVs compactos são a categoria de automóvel que mais cresce no Brasil e a sul-coreana Kia ainda não tem um representante no segmento. Isso vai mudar em 2020, quando a marca irá lançar no País o KX3. Criado originalmente para o mercado chinês, o utilitário esportivo tem atributos para se dar bem em nosso mercado: em recente reestilização, ficou parecido com uma versão em miniatura do Sportage, o modelo mais vendido da Kia aqui.

Medindo 4,27 m de comprimento e 2,59 m de distância entre-eixos, o KX3 compartilha plataforma e componentes com o Hyundai Creta e, no mercado chinês, é equipado com motor 1.6 a gasolina de 125 cv de potência e 15,4 kgfm de torque, com gerenciamento da transmissão automática de seis marchas. Tem porte e atributos técnicos para concorrer com modelos como Jeep Renegade, Nissan Kicks, Honda HR-V e o próprio Creta.

Da mesma forma que a nova geração do Cerato, traz seletor de modos de condução, com ajuste do câmbio e da assistência elétrica da direção, e pode vir equipado com câmera de ré e ar-condicionado digital. É uma opção mais simples e viável que o Stonic, outro SUV pequeno, desenvolvido para o mercado europeu e que está descartado para o Brasil.

O KX3 virá importado do México, onde ainda não é produzido.

Híbridos e elétrico

Kia Soul EV - Divulgação - Divulgação
Soul chega em nove geração exclusivamente com propulsão elétrica; autonomia prometida é de mais de 400 km
Imagem: Divulgação

O Grupo Gandini também confirmou para o ano que vem a chegada da nova geração do Soul, que irá desembarcar exclusivamente em versão 100% elétrica. Além do novo visual, com direito a faróis mais estreitos, o crossover terá potência em torno de 200 cv e autonomia de aproximadamente 450 km, de acordo com números da montadora. A Kia já havia apresentado no Brasil o Soul elétrico de gerações anteriores, porém até agora nunca vendeu essa configuração aqui.

Kia Niro PHEV - Divulgação - Divulgação
Niro tem porte de Jeep Compass e vem em configuração híbrida plug-in. Tem 200 cv de potência
Imagem: Divulgação

Outro modelo com passaporte carimbado para 2020 é o Niro, SUV com porte de Jeep Compass que virá apenas em configuração híbrida, combinando motor 1.6 e elétrico para entregar potência combinada de 150 cv e torque de bons 27 kgfm. Mede 4,35 m de comprimento e 2,70 m de distância entre-eixos - a mesma do Cerato 2020.

A marca também vai trazer no ano que vem o novo Optima, só em versão híbrida, trazendo motor 2.0 e elétrico para render cerca de 200 cv.

Por fim, o compacto Kia Rio, que já teve a vinda adiada em diversas oportunidades, também tem vinda ao Brasil programada.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

*Viagem a convite da Kia