Topo

Volkswagen prepara novo SUV global "ousado" e projetado no Brasil

VW SUV Coupé Concept, exibido em abril no Salão de Xangai (China), dá pista sobre possível novo SUV cupê médio brasileiro - Divulgação
VW SUV Coupé Concept, exibido em abril no Salão de Xangai (China), dá pista sobre possível novo SUV cupê médio brasileiro
Imagem: Divulgação

Vitor Matsubara

Do UOL, em Frankfurt (Alemanha)*

10/09/2019 11h16

A Volkswagen planeja lançar em breve um novo SUV projetado no Brasil. A informação foi revelada pelo presidente da empresa na América Latina, Pablo Di Si, durante o Salão de Frankfurt. O executivo não entrou em detalhes sobre o novo carro, mas a expectativa é de que seja um utilitário esportivo com perfil de cupê e porte médio.

"Vamos investir cada vez mais em SUVs. Ele será muito ousado, até porque a matriz vai pegando confiança e dando mais liberdade para ousar", afirmou Di Si.

Segundo o executivo, a montadora produzirá três projetos genuinamente brasileiros em vários mercados, inclusive na Europa. Dois deles já são conhecidos: o SUV cupê compacto derivado do VW Polo (conhecido como A0 CUV) e a picape Volkswagen Tarok. A novidade é este terceiro SUV, que não teve seus detalhes revelados.

VW SUV Coupé Concept China - Divulgação - Divulgação
Modelo chinês exibe estilo semelhante ao do SUV cupê pequeno derivado do Polo que a VW lança no Brasil em 2020
Imagem: Divulgação

Tarek cupê?

Levando em consideração as "dicas" e analisando o atual portfólio da empresa, um SUV cupê médio surge como forte candidato.

Vamos aos fatos: hoje a VW tem T-Cross e Tiguan Allspace nas categorias de SUV compacto e médio, respectivamente. O terceiro modelo já está definido e será posicionado entre eles: é o SUV cupê servirão derivado do Volkswagen Polo, que será feito em São Bernardo do Campo (SP).

Resta, assim, uma lacuna no segmento de SUVs médios. E aí entraria um SUV cupê de porte médio, com dimensões parecidas com as de um Tarek. O modelo tem porte de Jeep Compass e será feito na Argentina a partir de 2020, com venda confirmada no Brasil.

Um eventual SUV cupê de porte médio também se encaixa na definição de Di Si. "Acredito que o segmento de SUVs vai se expandir no futuro e ficar ainda mais segmentado. Creio que haverá subsegmentos", concluiu.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

*Viagem a convite da Anfavea