Topo

SUV elétrico da Audi tem visual de "Os Jetsons" e drone no lugar dos faróis

Do UOL

Em São Paulo (SP)

10/09/2019 08h02

A Audi apresentou hoje no Salão de Frankfurt (Alemanha) o conceito Audi AI:Trail quattro, anunciado pela marca como o "veículo fora de estrada do futuro". O SUV, que parece um 4x4 saído da animação "Os Jetsons", tem tração 100% elétrica nas quatro rodas e condução autônoma.

De acordo com a fabricante, a ampla área envidraçada da cabine para quatro ocupantes foi desenhada para dar ampla visão do entorno aos ocupantes. A Audi diz que o desenho da carroceria foi inspirado no cockpit de um helicóptero. E parece mesmo.

Um detalhe curioso: o AI:Trail não tem faróis embutidos na carroceria. No lugar deles, usa cinco drones com luzes de LED, que podem ser fixados no teto ou sobrevoar o veículo para iluminar o caminho.

Para encarar qualquer tipo de terreno, o protótipo traz um motor elétrico para cada roda, gerando potência combinada de 435 cv de potência e 102 kgfm de torque. Como se trata de um veículo totalmente elétrico, não há diferencial nem reduzida - a distribuição da força para cada roda é gerenciada eletronicamente, de acordo com as condições do piso e com o estilo de condução.

A fabricante informa que o veículo é capaz de rodar até 500 km com uma carga completa, o que é bem-vindo - afinal de contas, não é comum encontrar pontos de recarga em uma trilha afastada dos centros urbanos.

O Audi AI:Trail é o quarto conceito da "família" de elétricos futuristas da empresa, formada também pelos protótipos Aicon, AI:Me e AI:Race.

O interior minimalista dispensa telas coloridas em profusão e traz uma janela no painel, abaixo do para-brisa, para ampliar ainda mais a visibilidade, enquanto o teto é feito quase inteiramente de vidro. Não há painel de instrumentos: no lugar dele, o veículo utiliza a tela do telefone celular, que é fixado em uma base acima do volante.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.