Topo

ID.3: Volkswagen apresenta compacto elétrico e promete "preço acessível"

Ricardo Ribeiro e Vitor Matsubara

Do UOL, em Frankfurt (Alemanha)*

09/09/2019 15h26

A Volkswagen apresentou hoje o ID.3, seu primeiro compacto totalmente elétrico, em tradicional prévia que antecede o Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt.

O modelo será o primeiro da família ID, uma linha de veículos elétricos, com a promessa de ser um elétrico acessível. Na Europa, onde começa a ser entregue no início do ano que vem, o preço da versão básica ficará abaixo de 30 mil euros. Segundo a marca, ainda não há previsão de venda no Brasil.

"O ID.3 é um carro para todos os lugares, adequado ao uso cotidiano. Ele é compacto, oferecendo assim a manobrabilidade de um carro pequeno com o espaço interno de um veículo do segmento médio. Ele combina um design empolgante com tecnologia inovadora e uma autonomia significativa", destacou Silke Bagschik, diretor de Vendas e Marketing da família ID. na noite da véspera do Salão de Frankfurt.

A montadora também promete uma boa condução dinâmica porque, como todos os futuros modelos ID., o ID.3 é baseado na nova plataforma modular elétrica (MEB) da Volkswagen, que foi criada para um sistema de propulsão elétrica. O modelo também aposta em recursos de conectividade.

Segundo a VW, o ID.3 reflete uma nova fase da marca e sua chegada também coincide com a adoção de um novo logotipo e um novo DNA design - ambos mais identificados com eletrificação e conectividade. O visual mais futurista do ID.3 foi pensado para identificá-lo como um veículo de emissão zero e sugerir uma nova fase, trazendo linhas mais arrojadas, não tão frequentes em compactos.

"Com o ID.3, a Volkswagen está se voltando para o futuro", explica Klaus Bischoff, Chefe de Design da marca Volkswagen. "O estilo natural e a experiência de uso absolutamente intuitiva mostram uma nova maneira elétrica de pensar."

Três versões de bateria

Volkswagen ID.3 -  REUTERS/Wolfgang Rattay -  REUTERS/Wolfgang Rattay
Imagem: REUTERS/Wolfgang Rattay

O ID.3 será oferecido com opção de três tamanhos de baterias. A versão básica tem 45 kWh e permite uma autonomia elétrica de até 330 km. É ela que custará fica abaixo de 30 mil euros.

Há uma versão com bateria de 58 kW, que oferece até 420 km. A configuração mais alta é de 77 kWh, com autonomia de até 550 km. Os preços ainda não foram detalhados, mas devem ficar acima de 40 mil euros.

O motor elétrico no eixo traseiro entrega ao ID.3 204 cv de potência e 31,6 kgfm de torque. A velocidade máxima é de 160 km/h.

Recarga

A promessa é de capacidade de carga rápida. A VW diz que é possível carregar o ID.3 suficientemente para um alcance de cerca de 290 km em 30 minutos, utilizando uma tomada de carga com 100 kW.

As baterias são integradas à parte inferior da carroceria. Esse posicionamento tem um efeito positivo na dinâmica de condução, já que torna o centro de gravidade do ID.3 significativamente mais baixo.

O ID.3 também promete uma distribuição de pesos ideal entre os eixos dianteiro e traseiro.

Interior

Volkswagen ID.3 - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

A boa distãncia entre eixos da plataforma MEB, combinada com balanços muito curtos, resulta num bom espaço interno. De acordo com a VW, o ID.3 de cinco lugares estabelece novos parâmetros para a categoria dos compactos.

Elementos do display e controles digitais, com projeto completamente novo, garantem que todos os motoristas se ambientarão intuitivamente ao ID.3. Além do mostrador no cockpit, uma nova tela de toque com dez polegadas posicionada centralmente disponibiliza ao motorista todas as informações mais importantes.

O sistema ID. Light auxilia o motorista durante a navegação com uma faixa de LED e pode, por exemplo, avisar para que freie em caso de qualquer perigo. Todos os controles, incluindo os localizados no volante multifuncional com ajuste elétrico, são operados através de funções de toque, através de botões sensíveis ao toque.

Somente os vidros elétricos e as luzes de alerta continuam a ser acionados por interruptores táteis. Isso é suplementado por um desses controle por voz mais descontraídos que estão na moda. Claro, com todas as conexões com celulares.

First Edition

Volkswagen ID.3 - REUTERS/Wolfgang Rattay - REUTERS/Wolfgang Rattay
Imagem: REUTERS/Wolfgang Rattay

A Volkswagen abriu reservas antecipadas para o ID.3 1ST, uma edição limitada de lançamento, em maio deste ano para a Europa. A reserva custava 1.000 euros.

A partir do terceiro trimestre do ano, quem fez uma reserva antecipada poderá confirmar sua encomenda entrando na fase seguinte e configurar sua versão preferida do ID.3 1ST.

O ID.3 1ST, de primeira edição em inglês, tem a bateria mais forte de 58 kWh e parte de 40 mil euros. Há multimídia, navegação e rodas de liga leve 18". Alguns pacotes adicionais incluem sistemas de assistência de categoria superior, como manutenção de faixa e frenagem de emergência, além de rodas 20", teto de vidro e head up display com realidade aumentada.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

*Viagem a convite da Anfavea