Topo

Salão de Frankfurt


BMW Vantablack X6: carro mais escuro do mundo será apresentado em Frankfurt

BMW Vantablack X6 - BMW/Divulgação
BMW Vantablack X6 Imagem: BMW/Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

28/08/2019 15h41

A BMW anunciou que irá apresentar o X6, no Salão de Frankfurt, daqui a duas semanas, em uma nova versão e a novidade é que promete ser o carro mais escuro do mundo.

A cor no carro é a VBX2, variante direta do Vantablack. Ela foi desenvolvida para aplicações tanto científicas quanto arquitetônicas. Assim, esta variante reflete 1% da luz que incide sobre o objeto, permitindo que possamos perceber a forma do carro.

Nanotubos de carbono, cerca de 5 mil vezes mais finos que um cabelo humano, compõem a superfície do SUV de luxo. Isso faz a luz ser quase completamente absorvida pelo veículo, em vez de refletida como normalmente.

"Muitas vezes preferimos conversar sobre silhuetas e proporções do que sobre superfícies e linhas", disse o projetista do novo BMW X6, Hussein al-Attar.

"O revestimento Vantablack VBx2 destaca esses aspectos fundamentais do design automotivo, sem qualquer distração de luz e reflexos."

Fundador da Surrey NanoSystems e inventor do Vantablack, Ben Jensen revelou que havia tido abordagens de montadoras anteriormente para trabalhar com esta cor, mas as rejeitou. Segundo ele, o X6 era o carro ideal para sua primeira utilização no mundo automotivo.

"Eu acho que a cor funcionou muito bem no BMW X6, por causa do tamanho do carro, sua forma distinta e por como é imponente", disse Jensen.

Ele ainda concluiu, dizendo que a cor não deve ser incorporada a nenhum outro veículo em um futuro próximo, devido a seu custo.
"Desenvolver uma pintura Vantablack VBx2, durável o suficiente para uso diário, é um enorme desafio tecnológico."

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Mais Salão de Frankfurt