Topo

Equipe leva até os cachorros da família para a disputa do Rally dos Sertões

Ângela posa com o shih tzu Pluto e Kisy, com Mel, a mãe do cãozinho; família vai encarar 5 mil km de trilhas - Paulo Amaral/Colaboração para o UOL
Ângela posa com o shih tzu Pluto e Kisy, com Mel, a mãe do cãozinho; família vai encarar 5 mil km de trilhas
Imagem: Paulo Amaral/Colaboração para o UOL

Paulo Amaral

Colaboração para UOL Carros, em Campo Grande (MS)*

25/08/2019 11h28

O que um cãozinho que chega a ficar doente de saudades do dono tem a ver com uma prova de rali? Quando o cachorrinho em questão é um simpático shih tzu, de nome Pluto, a resposta é simples: tudo.

Pluto, de 3 anos, é um dos cachorros que fazem parte da equipe Accert Competições, que em 2019 deixou a pequena cidade de Luiz Eduardo Magalhães, na Bahia, localizada perto da divisa com Tocantins, para disputar o Rally dos Sertões pela primeira vez.

Kisy, mulher de Cristiano Antônio Rocha, piloto da Accert, foi quem fez a revelação a UOL Carros sobre a presença de Pluto e de Mel (mãe dele) na caravana que vai cruzar o Brasil a partir de hoje.

"A ideia de trazer os cachorros foi do Cristiano. O Pluto é muito ligado nele e, no ano passado, ficou doente quando o Cristiano ficou muito tempo longe, disputando as provas. Por isso, nesse ano resolvemos ir também".

"Como não temos filhos ainda, a única forma de fazer com que minha esposa viesse foi trazendo os cachorros", conta Cristiano, tentando jogar para a mulher a "culpa" pelos peludinhos estarem junto com eles na aventura, para, logo depois, render-se: "Eles fazem parte da família", completou.

Kisy e a cachorrinha Mel Rally dos Sertões - Paulo Amaral/Colaboração para o UOL - Paulo Amaral/Colaboração para o UOL
Kisy e a cachorrinha Mel; donos dizem que ela e Pluto ficam no conforto do trailer durante a competição
Imagem: Paulo Amaral/Colaboração para o UOL

No "geladinho" do motor home

O piloto, que participa de outras etapas do Campeonato Brasileiro de Rally, sempre com a esposa e os "filhos" peludos a tiracolo, garantiu que as presenças de Pluto e Mel no time não atrapalham o desempenho da Accert.

"Eles ficam o tempo todo no motor home, confortáveis e no geladinho. A trilha pesada quem encara somos eu e o Anderson".

A maior dificuldade de carregar os cachorrinhos por mais de 5 mil quilômetros de estradas, segundo Cristiano, não está relacionada à viagem.

"O difícil é manter eles limpos. Logo na chegada já rolaram na grama e tiveram de tomar banho. O restante é mole", concluiu, explicando o porquê de a duplinha passar a maior parte do tempo confinada no confortável trailer familiar.

Os simpáticos integrantes da equipe receberam a reportagem no motor home da família e, no colo da "mamãe" Kisy e da "tia" Ângela (mulher de Anderson Cleiton Geraldi, navegador da equipe), posaram para fotos.

As mulheres do time têm perfis bem diferentes. Enquanto Kisy admite que rali não é muito a sua praia e que está acompanhando o marido apenas para que a família permaneça unida, Ângela é "ralizeira" assumida e, há pelo menos 15 anos, tem o sangue e a areia misturados em suas veias.

"Quando comecei, eu pilotava e meu marido fazia a navegação. Quando ele começou a pilotar, passei a navegar para ele. Porém, quando formamos o time com o Cristiano, há alguns anos, comecei a ficar apenas acompanhando, no apoio".

Família vai encarar "maratona"

A aventura de Cristiano, Anderson, Kisy, Ângela e, claro, os "filhos" Mel e Pluto, está apenas começando. A família vai encarar quase 5 mil quilômetros de trilhas, fora o retorno para a cidade baiana, até o próximo dia 2 de setembro. E espera manter nas pistas o bom desempenho que vem mostrando no Brasileiro de Rally, competição na qual ocupa a liderança. Se depender da simpatia de todos e do alto astral de Pluto e Mel, ao menos o título de equipe mais "fofa" dos Sertões já está garantido.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

*Viagem a convite da organização do Rally dos Sertões

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.