Topo

Novo Kia Cerato é flagrado no Brasil; estreia acontece em outubro

Novo Cerato será revelado no país em setembro - Fernando Suzes/UOL
Novo Cerato será revelado no país em setembro
Imagem: Fernando Suzes/UOL

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/08/2019 07h00

Resumo da notícia

  • Nova geração do sedã tem design inspirado no Stinger GT
  • Lançamento será no fim de setembro, com vendas iniciando no mês seguinte
  • Preços e motorizações ainda não foram revelados

O Kia Cerato anda um pouco sumido das manchetes no Brasil. Mas a culpa não é dele: competir com nomes de peso como Toyota Corolla e Honda Civic é praticamente impossível para as outras fabricantes.

O sedã, porém, voltará aos holofotes em grande estilo a partir de setembro, quando a nova geração finalmente chegará ao país. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Kia Motors do Brasil a UOL Carros. As vendas devem ser iniciadas em outubro.

Por enquanto, uma unidade roda pelas estradas com placas verdes, que são utilizadas por fabricantes em testes. O flagrante foi feito por Fernando Suzes nos arredores de Itu (SP), justamente onde fica a sede da importadora da Kia Motors.

Maior e mais moderno

Revelado no Salão de Detroit de 2018, o carro foi nitidamente inspirada no estilo do Stinger GT - disponível no Brasil por R$ 349.900.

Frente ao seu antecessor, o Cerato cresceu 8 cm: são 4,64 metros contra 4,56 metros de comprimento. O carro também está 3 cm mais baixo (1,43 metro), enquanto largura (1,80 metro) e distância entre eixos (2,70 metros) não mudaram. A capacidade do porta-malas saltou de 420 litros para 436 litros.

Por dentro, o Cerato ganhou um estilo mais jovial, com destaque para a tela tátil de 8 polegadas da central multimídia com suporte a Android Auto e Apple CarPlay, que parece "flutuar" no console central.

Caso as unidades importadas para cá sigam o padrão de equipamentos do modelo norte-americano, o sedã terá itens como ar-condicionado digital de duas zonas; controles de estabilidade e de tração, piloto automático, frenagem autônoma de emergência, sensor de pontos cegos, teto solar elétrico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; câmera de ré, assistente de partida em rampas e alerta de permanência em faixas.

Não há informações sobre motorizações. Nos Estados Unidos, o sedã novo Cerato vem com o 2.0 Theta II aspirado de 147 cv e torque máximo de 19,4 kgfm, que pode ser acoplado a um câmbio CVT. Já na Europa ele vem com um 2.0 de 152 cv e 19,6 kgfm, que pode vir com caixa manual ou automática, ambas de seis marchas.