Topo

SUV da Fiat Toro surge em evento, mas não em versão final; entenda

Modelo em argila tinha diferenças em relação ao conceito Fastback - Fernando Miragaya/UOL
Modelo em argila tinha diferenças em relação ao conceito Fastback
Imagem: Fernando Miragaya/UOL

Fernando Miragaya, Vitor Matsubara

Do UOL, em Betim (MG) e em São Paulo (SP)

15/08/2019 13h34

Resumo da notícia

  • SUV pode ser lançado em 2021, conforme indicação da própria FCA
  • Modelo em argila serviu de base para o conceito Fastback
  • Carro "definitivo" pode não ser igual ao protótipo do Salão de SP

A Fiat abriu as portas de seu centro de design em Betim (MG) à imprensa especializada. Vários protótipos estavam no local, incluindo um bem especial: um SUV baseado na Fiat Toro. Mas obviamente a fabricante não entregaria um segredo de bandeja para os jornalistas.

A unidade em exposição era apenas um modelo em clay (nada mais do que uma argila utilizada na modelagem de veículos em estudos de design) com metade da carroceria pintada como um automóvel de verdade.

Além disso, funcionários da própria Fiat afirmaram que este modelo serviu de referência para o Fiat Fastback, protótipo exibido no último Salão do Automóvel de São Paulo, realizado em 2018. Daí as diferenças em relação ao veículo exibido na feira, que fizeram muita gente acreditar justamente na situação oposta, ou seja, a de que o exemplar em clay seria uma evolução do conceito.

Fiat Fastback Argila 2 - Fernando Miragaya/UOL - Fernando Miragaya/UOL
Metade do modelo em argila estava pintado como um veículo de verdade
Imagem: Fernando Miragaya/UOL

Entretanto, isso não significa que os traços do SUV serão distantes deste modelo preliminar. A tendência é que o desenho da traseira seja mais parecido com o do estudo em argila e menos com o do carro-conceito.

Já a dianteira pode ser mais fiel ao protótipo, até porque a Toro pode ganhar um facelift nos próximos anos - muito mais expressivo do que o retoque praticamente imperceptível realizado no para-choque dianteiro da linha 2020. O modelo em argila não tinha interior e a fabricante não revelou nada que pudesse antecipar o estilo da cabine do SUV.

Fiat Fastback Argila 3 - Fernando Miragaya/UOL - Fernando Miragaya/UOL
Traseira pode seguir traços do modelo exibido no centro de design da Fiat
Imagem: Fernando Miragaya/UOL

SUV confirmado

Em maio deste ano, o presidente da FCA para a América Latina, Antonio Filosa, revelou que "o conceito Fastback, apresentado no último Salão do Automóvel de São Paulo, vai dar origem a dois ou três utilitários esportivos com o emblema Fiat nos próximos anos, dentro do novo ciclo de investimentos".

UOL Carros já tinha adiantado, com informações do colunista Fernando Calmon, que um dos utilitários esportivos da Fiat terá porte compacto e lançamento previsto para 2021. Ainda estão previstos um modelo médio, que pode ser o próprio Fastback ganhando vida, e uma configuração para sete pessoas.