Topo

Lamborghini Miura de ex-chefe da Ferrari fará aparição em festival nos EUA

Lamborghini Miura - Lamborghini/Divulgação
Lamborghini Miura Imagem: Lamborghini/Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

14/08/2019 12h51

Marcada para esta semana, a Monterey Car Week terá itens bastante interessantes para os fãs da cultura automotiva. Um dos pontos altos será em Pebble Beach, no Concours d'Elegance, onde cinco modelos históricos do Lamborghini Miura farão aparições especiais.

Três destes carros foram restaurados pela própria Lamborghini, o que certamente fará os modelos serem ainda mais especiais de presenciar.

Um deles pertence ao presidente da FIA e ex-chefe de equipe da Ferrari na Fórmula 1, Jean Todt, e é especial pois é um dos 150 SVs fabricados. Este carro passou três décadas na África do Sul e foi adquirido por um norte-americano em 2001. Todt o comprou em 2016 e o restaurou no ano passado.

Outro é o 22º exemplar construído, que foi originalmente entregue ao piloto suíço Karl Foitek em junho de 1967. O carro foi restaurado e desde outubro de 2018 com seu terceiro proprietário.

Também será exibido um P400 de 1968, o 101º modelo construído e originalmente propriedade de Mohammed Reza Pahlavi, o Xá do Irã até 1979. Depois de deposto pela revolução, o carro foi confiscado pelo novo governo, mas acabou contrabandeando para fora do país. O filho do Xá o teve por 30 anos, com o atual proprietário o comprando no início deste ano.

O quarto Miura em Pebble Beach é um carro de 1968 usado durante a cena de abertura do filme Um Golpe à Italiana (1969), que foi restaurado pela Lamborghini no início deste ano.

O último é o único Miura SVR. O carro começou a vida como um Miura S, mas em 1974 voltou para a fábrica, onde sofreu modificações. Em 2016 ele foi restaurado pela própria Lamborghini.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.