Topo

Novo Cruze chega em setembro como o 1º carro com 4G dedicado da Chevrolet

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo

08/08/2019 11h21

A General Motors apresentou hoje para a imprensa especializada a linha 2020 do Chevrolet Cruze, o primeiro carro da marca com internet 4G e conexão wi-fi integrada ao veículo no Brasil.

Disponível na versão de topo Premier (que substitui a nomenclatura LTZ), o serviço chega com planos de dados disponíveis por meio de parceria com a Claro, com 2 GB, 5 GB, 10 GB e 20 GB e preços a partir de R$ 29,90.

Os valores de todos os planos, bem como o preço do carro, serão divulgados apenas em setembro, quando o novo Cruze começar a ser vendido na rede de concessionárias. A GM informa que os compradores terão direito a um período de degustação de três meses ou 3 GB de dados, sem custo.

Segundo a fabricante, a conexão Wi-Fi dedicada traz uma série de vantagens em relação ao mero espelhamento do celular na tela da central multimídia, como acontece atualmente.

A GM afirma que, com a nova antena instalada no Cruze Premier 2020, a conexão wi-fi permitirá conectar dispositivos móveis ao veículo a 15 metros de distância. Além disso, até sete aparelhos podem ser conectados simultaneamente e o acesso à internet dentro do carro acontece de forma automática, por meio da tela da central MyLink.

Sem contar a conectividade dedicada à internet, o Cruze 2020 traz mudanças no desenho na dianteira e na traseira, com novo desenho na grade dianteira, nas lanternas (agora iluminadas por LEDs) e nos para-choques.

As rodas também trazem novo desenho, exibindo acabamento diamantado na versão topo de linha.

Por dentro, o Cruze também conta com novidades. A configuração Premier passa a exibir acabamento interno em duas cores. Isso sem contar a nova câmera de ré, com maior resolução, e carregador de celulares sem fio, com espaço para aparelhos maiores e agora compatível com todas as gerações do iPhone.

A central MyLink também foi atualizada, com novos menus, interface redesenhada e mais rápida e possibilidade de parear dois telefones simultaneamente.

O lançamento é o quarto dos 11 programados para 2019, conforme anúncio feito no fim do ano passado. Até agora, este ano a marca já colocou no mercado brasileiro o novo Chevrolet Camaro, com carroceria cupê e conversível, e em setembro chegam o Cruze sedã e o Cruze Sport6, hatch.

A parte mecânica segue sem alterações, mantendo o motor 1.4 turbo flex de 153 cv e o câmbio automático de seis marchas. Na parte de segurança, o Cruze Premier agrega frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, capaz de operar a velocidades de 8 km/h a 80 km/h. O modelo mantém o assistente de permanência na faixa e o alerta de ponto cego.

Até o fim deste ano, estreiam no país as novas gerações do Onix e do Prisma, rebatizado como Onix Sedan, que serão equipadas com motor turbo, terão maior espaço interno e vão exibir visual redesenhado.