Topo

Testes e lançamentos


Novo Volvo S60 surge na versão esportiva Polestar em evento paulista

S60 Polestar tem motorização híbrida com 407 cv - Vitor Matsubara/UOL
S60 Polestar tem motorização híbrida com 407 cv
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Vitor Matsubara

Do UOL, em Mogi-Guaçu (SP)

03/08/2019 07h00

Resumo da notícia

  • Nova geração do sedã já está em pré-venda no país
  • Versão é a primeira preparada pela Polestar à venda no mercado brasileiro
  • Carro tem motorização híbrida e sistemas semi-autônomos

A Volvo trouxe uma atração especial para o Acelerados Fast, evento realizado pelo canal de YouTube Acelerados em Mogi-Guaçu (SP) até o próximo domingo (4).

A nova geração do S60 está presente no evento na versão esportiva Polestar. O sedã, aliás, já está em pré-venda na rede de concessionárias Volvo a partir de R$ 195.950. A fabricante ainda não revelou o preço da versão.

O modelo tem um visual discreto e esportivo. Frente ao resto da gama, ele tem rodas de 20 polegadas, pinças de freio pintadas de amarelo e kit aerodinâmico. Por dentro, os bancos são mais envolventes e os cintos de segurança são amarelos.

Híbrido e semi-autônomo

O sedã agora é feito sobre a plataforma modular SPA, a mesma aplicada nos modelos das séries 90 (XC90 e S90) e 60 (XC60 e V60). Frente à geração anterior, o S60 está 12,6 cm mais longo, 5,3 cm mais baixo e com distância entre eixos 9,6 cm maior.

O design é um dos pontos fortes do modelo. As linhas seguem o arrojo dos lançamentos mais recentes da empresa e, neste caso, remetem ao sedã grande S90. Os faróis "martelo de Thor" (batizados assim pelo formato das luzes de LED) também estão presentes no S60. Quem já viu a V60 vai reconhecer vários traços no sedã, especialmente no interior - que é o mesmo da perua.

A gama de motorizações inclui os 2.0 turbo T4 (190 cv) e T5 (254 cv) nas versões Momentum e Inscription, respectivamente. Já as versões T8 R-Design e Polestar combinam o motor 2.0 turbo de 320 cv com um motor elétrico de 87 cv, resultando em uma potência combinada de 407 cv. A transmissão é a mesma automática de oito marchas em todas as versões.

Todas as versões saem de fábrica com o Pilot Assist, piloto automático adaptativo com sistema de condução semi-autônoma que controla a velocidade do veículo e faz curvas a até 130 km/h.

Dependendo da configuração, o S60 pode vir com itens como sistema de frenagem autônoma de emergência (City Safety), alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e traseira e sensor de pontos cegos com alerta de tráfego cruzado.

Mais Testes e lançamentos