Topo

Volkswagen Gol: tudo sobre o compacto veterano da marca no Brasil

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/07/2019 07h00

Resumo da notícia

  • Hatch foi carro mais vendido do país por 27 anos consecutivos
  • Modelo ganhou sobrevida com oferta de câmbio automático
  • Geração atual é a mesma desde 2008

O Volkswagen Gol é um dos maiores ícones da indústria automotiva nacional. São tantas versões lançadas desde 1980 que até o maior fã da marca pode ter a memória traída de vez em quando.

Líder de vendas por 27 anos consecutivos, o modelo está apenas em sua terceira plataforma, apesar de ter passado por várias remodelações em quase 40 anos.

A geração atual já está defasada, utilizando a mesma plataforma desde 2008 - e isso deixa o Gol em desvantagem diante de rivais mais modernos. O interior também é praticamente o mesmo há uma década e o modelo não traz muitas novidades técnicas e tampouco versões diferentes.

Ainda assim, o Gol mora no coração de muitos motoristas, tanto é que o carro ainda é o mais vendido quando falamos do mercado de automóveis seminovos, deixando modelos como os Fiat Palio e Uno para trás.

O motor 1.0 do Gol é o mesmo utilizado no Up e no Polo, com três cilindros e 12 válvulas. Já o Gol 1.6 com câmbio automático possui o mesmo motor do Volkswagen Polo MSI, mas com 3 cv a mais por conta do escapamento mais curto. A caixa automática de seis velocidades da versão topo de linha também é a mesma nos dois modelos.

Recall por problema no cinto de segurança

Em dezembro de 2018 a Volkswagen anunciou recall dos modelos Gol e Voyage devido a um problema na fixação do cinto de segurança traseiro. 136 veículos foram chamados para reparo na porca do fecho duplo de fixação do cinto. A montadora reconheceu que o defeito poderia ocasionar danos físicos aos ocupantes dos veículos em caso de colisão.

Preços

+ Preço com motor 1.0: R$ 47.020

+ Preços com motor 1.6: R$ 53.550 (câmbio manual de 5 marchas) / R$ 58.120 (câmbio automático de 6 marchas)

Equipamentos

+ Volkswagen Gol 1.0: distribuição eletrônica de frenagem, sistema de partida a frio sem reservatório adicional de gasolina, alerta de frenagem de emergência, alerta sonoro e visual para não utilização do cinto de segurança do motorista, antena no teto, ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro com encosto rebatível, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores, coluna central externa com aplique preto, desembaçador do vidro traseiro, direção hidráulica, faróis com máscara negra, lavador e limpador do vidro traseiro, limpador do para-brisa com temporizador, brake light, preparação para sistema de som com fiação, rodas de aço aro 14 com calotas, suporte para celular, tomada 12V no console central, travamento elétrico das portas e vidros dianteiros elétricos.

+ Volkswagen Gol 1.6: acrescenta rodas de aço aro 15 com calotas; opcional: transmissão automática de 6 velocidades.

Valores da revisão/garantia

+ 1 ano ou 10 mil km: 4x de R$ 120,13 (1.0); 4x de R$ 128,72 (1.6); 4x de R$ 134,80 (1.6 AT)

+ 2 anos ou 20 mil km: 4x de R$ 135,08 (1.0); 4x de R$ 146,79 (1.6); 4x de R$ 149,75 (1.6 AT)

+ 3 anos ou 30 mil km: 4x de R$ 117,00 (1.0); 4x de R$ 128,72 (1.6); 4x de R$ 131,68 (1.6 AT)

+ 4 anos ou 40 mil km: 4x de R$ 176,44 (1.0); 4x de R$ 174,11 (1.6); 4x de R$ 206,90 (1.6 AT)

+ 5 anos ou 50 mil km: 4x de R$ 117,00 (1.0); 4x de R$ 128,72 (1.6); 4x de R$ 131,68 (1.6 AT)

+ 6 anos ou 60 mil km: 4x de R$ 135,08 (1.0); 4x de R$ 146,79 (1.6); 4x de R$ 149,75 (1.6 AT)

+ 7 anos ou 70 mil km: 4x de R$ 117,00 (1.0); 4x de R$ 128,72 (1.6); 4x de R$ 131,68 (1.6 AT)]

+ 8 anos ou 80 mil km: 4x de R$ 176,44 (1.0); 4x de R$ 174,11 (1.6); 4x de R$ 206,90 (1.6 AT)

+ 9 anos ou 90 mil km: 4x de R$ 117,00 (1.0); 4x de R$ 128,72 (1.6); 4x de R$ 131,68 (1.6 AT)

+ 10 anos ou 100 mil km: 4x de R$ 135,08 (1.0); 4x de R$ 146,79 (1.6); 4x de R$ 149,75 (1.6 AT)

+ Garantia: 3 anos

Consumo pelo Inmetro (etanol/gasolina em km/l)

+ Gol 1.0 (rodas aro 15): cidade 9,0/12,9; estrada 9,9/14,2

+ Gol 1.0 (rodas aro 14): cidade 9,1/13,3; estrada 10,1/14,4

+ Gol 1.6: cidade 7,8/11,1; estrada 9,5/13,6

+ Gol 1.6 AT6: cidade 7,7/11,1; estrada 9,6/13,6

Concorrentes

O principal rival do Volkswagen Gol é o Chevrolet Onix, líder de vendas do mercado brasileiro desde 2015. Como é de se esperar, Hyundai HB20 e o Ford Ka fecham o grupo dos principais rivais do modelo alemão. Vale também citar Toyota Etios, Renault Sandero e Fiat Argo como fortes concorrentes.

Como UOL Carros avaliou

Mesmo rejuvenescido pelo conjunto de motor 1.6 16V MSI e câmbio automático de seis marchas, o Gol ainda é o mesmo Gol de 2008. Na versão mais atual não há qualquer tipo de ganho em termos de segurança, o que significa que o carro continua a oferecer não mais do que os obrigatórios airbags frontais e freios com ABS.

O Gol não possui controle eletrônico de estabilidade, carroceria reforçada e nem airbags laterais. Falta até cinto de segurança de três pontos para o quinto ocupante. Outra ausência são os ganchos de fixação para cadeirinhas infantis Isofix.

A direção hidráulica é menos prática do que a moderna assistência elétrica, presente na maior parte dos concorrentes. No interior, o Gol oferece regulagem de altura do volante e do banco do motorista na versão 1.6, além de um prático suporte para celular com entrada USB. Entretanto, os porta-objetos laterais são bem pequenos e há apenas dois porta-copos no console central.

Atualmente, sua versão 1.6 automática se destaca por bom desempenho e transmissão bem escalonada. Pena que o Gol preserve deficiências do passado que lhe fazem ficar para trás em comparação com alguns de seus concorrentes diretos.

Fichas técnicas

+ Volkswagen Gol 1.0

Motor: dianteiro, 3 cilindros, 1.0 flex, 12V

Potência: 75 / 84 cv (gasolina/etanol) a 6.250 rpm

Torque: 9,7 / 10,4 kgfm (gasolina/etanol) a 3.000 rpm

Câmbio: manual, 5 marchas

Velocidade máxima: 166 km/h (gasolina), 167 km/h (etanol)

0 a 100 km/h: 13,4 s (gasolina), 13,1 s (etanol)

Dimensões: 3,89 m de comprimento, 2,46 m de entre-eixos, 1,89 m de largura e 1,47 m de altura

Porta-malas: 285 litros

Peso: 1.001 kg

+ Volkswagen Gol 1.6 (manual)

Motor: dianteiro, 4 cilindros, 1.6 flex, 8V

Potência: 101 / 104 cv (gasolina / etanol) a 5.250 rpm

Torque: 15,4 / 15,6 kgfm (gasolina / etanol) a 2.500 rpm

Câmbio: manual, 5 marchas

Velocidade máxima: 182 km/h (etanol), 180 km/h (gasolina)

0 a 100 km/h: 10,7 s (gasolina), 10,1 s (etanol)

Dimensões: 3,89 m de comprimento, 2,46 m de entre-eixos, 1,89 m de largura e 1,47 m de altura

Porta-malas: 285 litros

Peso: 1.031 kg

+ Volkswagen Gol 1.6 16V MSI (automático)

Motor: dianteiro, 4 cilindros, 1.6 flex, 16V

Potência: 110 / 120 cv (gasolina / etanol) a 5.750 rpm

Torque: 15,8 / 16,8kgfm (gasolina / etanol) a 4.000 rpm

Câmbio: automático, 6 marchas

Velocidade máxima: 179 km/h (gasolina), 185 km/h (etanol)

0 a 100 km/h: 10,7 s (gasolina), 10,1 s (etanol)

Dimensões: 3,89 m de comprimento, 2,46 m de entre-eixos, 1,89 m de largura e 1,47 m de altura

Porta-malas: 285 litros

Peso: 1.055 kg

Errata: este conteúdo foi atualizado
Os valores do torque do motor 1.0 estavam invertidos na ficha técnica. Foi informado originalmente torque de 9,7 kgfm com etanol e 10,4 kgfm com gasolina. A informação já foi corrigida.