Topo

Novo Mercedes Classe A chega em 2020 com o motor 2.0 mais potente do mundo

Versão A45 S (foto) chega ao Brasil em março de 2020 com 421 cv, juntamente com o CLA 45 S, com o mesmo motor - Divulgação
Versão A45 S (foto) chega ao Brasil em março de 2020 com 421 cv, juntamente com o CLA 45 S, com o mesmo motor
Imagem: Divulgação

Ricardo Ribeiro

Colaboração para UOL Carros, em Madri (Espanha)

19/07/2019 12h50

Resumo da notícia

  • Versões mais fortes do hatch e do cupê CLA são desenvolvidas pela AMG
  • Mercedes-AMG A45 S e CLA 45 S ainda não tiveram os preços definidos

Seguindo com a renovação do hatch Classe A e do cupê CLA, a Mercedes apresentou hoje as versões esportivas dos compactos. Os modelos são desenvolvidos pela tradicional divisão de alta performance da marca, a AMG. O Mercedes-AMG A45 e o Mercedes-AMG CLA 45 chegam ao Brasil em março de 2020.

Tanto para o hatch quanto para o cupê, o mercado brasileiro receberá apenas a versão S, a mais forte e mais completa. Nela, o novo motor 2.0 turbo de quatro cilindros entrega 421 cv de potência e 51 kgfm de torque, tanto no A45 quanto no CLA 45. De acordo com a fabricante, é o 2.0 produzido em larga escala mais potente do planeta.

Com esse conjunto, informa a fabricante, o A45 S vai de zero a 100 km/h em 3,9 segundos, com velocidade máxima de 270 km/h.

A Mercedes esclarece que existe um carro da Mitsubishi mais potente com essa cilindrada, porém foi uma edição especial com produção limitada.

Por outro lado, configuração mais simples de A45 e CLA 45, que não traz a letra "S" e rende 387 cv, não será importada para não concorrer com o novo A35 - que estreia nas concessionárias da marca no Brasil em novembro.

No caso da configuração de 421 cv, a turbina passou para parte traseira do bloco, melhorando a circulação de ar. O motor tem injeção direta, resfriamento da cabeça dos cilindros e sistema de válvulas e exaustão mais eficientes.

Mercedes-AMG A 45 S - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A tração é integral, com controle de torque, e a transmissão é a automática de dupla embreagem e oito velocidades. Peças aerodinâmicas e detalhes que deixam o visual mais invocado completam o conjunto, como é de praxe nos modelos AMG. Os preços para o Brasil serão definidos apenas perto da chegada ao país.

O UOL Carros participou da apresentação mundial dos modelos, na Espanha, e testou o A45 e o CLA 45. As impressões ao dirigir serão publicadas em breve.

Durante a apresentação na Espanha, representantes da Mercedes também confirmaram a chegada ao Brasil do C300, conversível e cupê, no final deste mês. Já o CLA 250 será lançado em outubro.