Topo

Qual é o melhor carro pequeno para levar crianças? Veja opções

	Getty Images
Imagem: Getty Images

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo

17/07/2019 07h00

Quem tem filhos sabe como é importante ter um carro espaçoso para transportá-los com conforto. Porém, nem sempre isso é possível e, em alguns casos, os hatches acabam sendo a melhor opção para não estourar o orçamento.

Aí fica a pergunta: qual é o melhor hatch para levar os pequenos? UOL Carros verificou os compactos que figuram entre os 20 carros mais emplacados pelo ranking da Fenabrave em 2019. Sendo assim, 11 modelos participaram da nossa análise: Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Ford Ka, Renault Kwid, Volkswagen Gol, Fiat Argo, Volkswagen Polo, Fiat Mobi, Renault Sandero, Volkswagen Fox e Toyota Yaris.

Isofix: comum em carros mais modernos

Isofix -  -

O fator mais importante obviamente é a segurança. A maioria dos compactos mais modernos sai de fábrica com pontos de ancoragem para cadeirinhas do tipo Isofix. São os casos de Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Ford Ka, justamente os três modelos mais vendidos do país. Fiat Argo, Renault Kwid, Toyota Yaris e Volkswagen Polo também contam com o equipamento.

Porém, nem todos os modelos oferecem Isofix - especialmente aqueles com projetos mais antigos. Volkswagen Fox, Volkswagen Gol, Renault Sandero e Fiat Mobi não trazem o item nem como opcional.

Quanto vale a segurança dos seus filhos?

Volkswagen Polo - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Polo é único hatch do país com nota máxima na proteção a crianças
Imagem: Murilo Góes/UOL

Vale a pena também verificar resultados de crash tests realizados por órgãos como o Latin NCAP, que avalia a segurança de alguns veículos vendidos na América Latina.

Analisando apenas a nota média de proteção a crianças, o Volkswagen Polo é o único modelo da lista com nota máxima de cinco estrelas. Ford Ka, Fiat Argo e Toyota Yaris possuem ótimas médias: cada um teve quatro estrelas. Hyundai HB20, Renault Kwid, Renault Sandero e Volkswagen Fox obtiveram três estrelas, enquanto Chevrolet Onix, Fiat Mobi e Volkswagen Gol conquistaram duas estrelas.

Espaço interno: Sandero leva vantagem

Renault Sandero GT Line - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Sandero tem espaço interno generoso para passageiros e bagagem
Imagem: Murilo Góes/UOL

Até mesmo as cadeirinhas mais compactas tomam muito espaço no banco traseiro. Nesta hora, um carro mais espaçoso pode facilitar sua vida na hora de acomodar as crianças. Bom lembrar também que o tamanho do porta-malas é importante para levar mochilas e brinquedos.

O Renault Sandero é uma das melhores opções para quem precisa de espaço. Com 4,06 metros de comprimento e 2,59 metros de distância entre eixos, o modelo acomoda bem adultos e crianças no banco de trás - embora seja bom lembrar que ele não oferece ganchos de fixação para cadeirinhas Isofix. Já o porta-malas de generosos 320 litros é o maior da categoria - pouco maior do que os 300 litros do Fiat Argo.

Em contrapartida, modelos como Fiat Mobi, Renault Kwid e Volkswagen Up não são indicados para transportar crianças em cadeirinhas por conta do espaço diminuto no banco de trás.