Topo

Jaguar cria sistema detecção de humor para reduzir estresse do motorista

Sistema de detecção de humor da Jaguar Land Rover - Divulgação/Jaguar Land Rover
Sistema de detecção de humor da Jaguar Land Rover Imagem: Divulgação/Jaguar Land Rover

Do UOL

Em São Paulo

12/07/2019 12h24

A Jaguar Land Rover anunciou uma novidade para tentar aliviar o estresse dos motoristas no trânsito. A empresa trabalha no desenvolvimento de uma nova tecnologia de inteligência artificial, que tem como objetivo entender o humor do motorista e ajustar as configurações da cabine para melhorar seu bem-estar.

O sistema consiste em uma câmera apontada para o rosto do motorista, com sensoriamento biométrico para avaliar o estado de espírito do condutor e adaptar características da cabine - como sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado, mídia e iluminação ambiente - em resposta às expressões faciais do motorista.

A nova tecnologia promete se adaptar continuamente às expressões faciais e implementar configurações apropriadas automaticamente. A inteligência artificial com o tempo entenderá as preferências do motorista, deixando os ajustes cada vez mais personalizados.

Como dito, a personalização pode incluir mudanças na iluminação ambiente para cores calmantes, no caso de o sistema detectar que o motorista está sob estresse. O sistema também pode selecionar uma lista de reprodução favorita se forem identificados sinais de cansaço e baixar a temperatura em resposta a bocejos ou outros sinais de cansaço.

A Jaguar também está fazendo testes com uma tecnologia semelhante para os passageiros do banco traseiro, com uma câmera montada no encosto de cabeça. Se o sensoriamento biométrico detectar sinais de cansaço, poderá diminuir as luzes, tingir as janelas e elevar a temperatura nas costas, para ajudar um ocupante a dormir.

"À medida que nos movemos em direção ao futuro autônomo, a ênfase para nós permanece tanto no motorista quanto sempre esteve", falou o Dr. Steve Iley, diretor médico da Jaguar Land Rover.

"Adotando uma abordagem de integração para o motorista e implementando muito do que aprendemos com os avanços na pesquisa em torno do bem-estar pessoal nos últimos 10 ou 15 anos, podemos garantir que nossos clientes permaneçam confortáveis, engajados e alertas atrás do volante em todos os cenários de condução, mesmo em viagens monótonas em estradas."

O novo sistema de detecção de humor é parte de um conjunto de tecnologias para melhorar a experiência de guiar. A Jaguar Land Rover está explorando as novidades como parte de uma visão de "santuário tranquilo", projetando cada um dos seus veículos de luxo para criar um "santuário" interno. O software de detecção de humor é a próxima geração de itens de conforto para os carros da Jaguar Land Rover.