Topo

BMW e Daimler unem forças para desenvolver tecnologias de condução autônoma

BMW e Daimler podem ampliar acordo de cooperação em breve - Murilo Góes/UOL
BMW e Daimler podem ampliar acordo de cooperação em breve
Imagem: Murilo Góes/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/07/2019 07h00

Resumo da notícia

  • Acordo prevê colaboração em tecnologias de condução autônoma e assistência ao condutor
  • Novidades devem ser oferecidas comercialmente a partir de 2024
  • Profissionais das duas empresas vão trabalhar juntos nas soluções

O Grupo BMW e a Daimler AG fecharam uma parceria de longo prazo para desenvolver novas tecnologias de condução autônoma e de assistência ao motorista.

Um dos objetivos deste acordo é lançar novas tecnologias no mercado assim que possível. As fabricantes esperam que as novidades equipem automóveis de passeio a partir de 2024.

A ideia é que aproximadamente 1.200 pessoas trabalhem em conjunto nestes projetos, normalmente em equipes formadas por profissionais das duas empresas.

As reuniões devem acontecer em locais como o Campus de Direção Autônoma do Grupo BMW, em Unterschleissheim (perto de Munique), o Centro de Tecnologia da Mercedes-Benz, em Sindelfingen, e o Centro de Tecnologia e Testes da Daimler, localizado em Immendingen.

As montadoras devem se reencontrar em breve para discutir detalhes do acordo e ampliá-lo para desenvolver soluções de automação em áreas urbanas. Existe ainda a possibilidade de cooperação em outros projetos e tecnologias.

Tanto BMW quanto Daimler vêm trabalhando no desenvolvimento de tecnologias autônomas dos níveis 3 a 5 nos últimos anos. A fabricante de Munique espera lançar veículos com nível 3 em 2021 e iniciar programas piloto de nível 4.

Já a Mercedes pretende não apenas iniciar vendas de carros com nível 3 como projeta ter veículos com níveis 4 e 5 até o começo da próxima década.