Topo

Novo Subaru Forester, R$ 159.990, tem sistemas semiautônomos e perde turbo

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

16/06/2019 07h00

Resumo da notícia

  • SUV tem duas versões de acabamento; a mais cara custa R$ 169.990
  • Carro pode ter frenagem de emergência e piloto automático adaptativo
  • Motor 2.0 boxer aspirado tem 156 cv e 20,6 kgfm

A Subaru apresentou a quinta geração do Forester no mercado brasileiro. O SUV estreia no país em duas versões de acabamento, oferecidas por R$ 159.990 e R$ 169.990.

Ambas contam com um motor 2.0 boxer aspirado de tímidos 156 cv e 20,6 kgfm. A Subaru afirma que 80% das peças são novas, resultando em uma redução de 12 quilos frente ao conjunto anterior. Notícia ruim é o fim da versão XT, que trazia um 2.0 turbo de 240 cv e 35,7 kgfm de torque máximo.

A transmissão CVT agora simula sete marchas (eram seis no antigo modelo) e há dois modos de condução, sendo um deles mais esportivo. Já a tração é integral permanente e existe um sistema chamado X-Mode com ajustes para transposição de terrenos arenosos e cascalho (no modo Dirt) e pisos com pouca ou nenhuma aderência (selecionando o modo Mud).

Faz (quase) tudo sozinho

Apesar de o design remeter a seu antecessor, o novo Forester estreia a inédita plataforma Subaru Global Platform (SGP), presente também em outros modelos da marca, como o XV. Destaque para as lanternas em formato de "C" divididas pela tampa do porta-malas.

O grande destaque da lista de equipamentos do Forester é o EyeSight, disponível apenas na versão mais cara. O pacote de segurança inclui controle de cruzeiro adaptativo, alerta de permanência em faixa de rolamento — por meio de avisos sonoros e luminosos, sem interferência no volante —, sensor de fadiga, alerta de pontos cegos e frenagem autônoma de emergência, que para totalmente o veículo ou reduz a velocidade para reduzir as consequências do impacto.

O Forester pode vir com central multimídia com tela tátil de oito polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som Harman/Kardon, assistente de partida em rampas e controle de velocidade em declives, faróis direcionais, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, alerta traseiro de tráfego cruzado, duas entradas USB para os passageiros do banco traseiro, rodas de liga leve de 18 polegadas e freio de estacionamento elétrico, entre outros itens.

A garantia oferecida pela CAOA (importadora oficial da Subaru no país) é de cinco anos, sem limite de quilometragem.