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"Paddle shift" é só para carro esportivo? Volkswagen Gol prova que não

Paddle Shift é item de esportivo? VW Gol prova que não

Programa Auto+

Benê Gomes

Do Auto+, em São Paulo (SP)

01/06/2019 07h00

Os "paddle shifts", instalados atrás do volante para troca manual de marchas em carros automáticos ou automatizados, surgiram em carros de corrida. Também conhecidos como aletas ou "borboletas", com o passar do tempo foram incorporados por modelos de rua esportivos ou de luxo. Porém, já começam a aparecer em veículos mais acessíveis.

Um exemplo é o Volkswagen Gol, que no ano passado ganhou a inédita opção com câmbio automático -- sempre acompanhada pelos tais "paddle shifts", atualmente disponível pelo preço sugerido inicial de R$ 57.260.

No caso do Gol, a transmissão automática de seis marchas da Aisin é sempre acompanhada pelo motor 1.6 MSI 16v flex de 120 cv e 16,8 kgfm. Quem comprar o hatch com motor 1.6 e câmbio manual precisa se contentar com o mais fraco 1.6 8v de 104 cv e 15,6 kgfm, que parte de R$ 52.760.

Os "paddle-shifts" têm o apelo esportivo da troca manual e também trazem mais segurança: afinal, o motorista não precisa tirar as mãos do volante e isso faz diferença para reduzir o risco de distrações e acidentes. Quer saber mais? Confira o vídeo acima.

O Programa Auto+ está de casa nova na temporada 2019. A partir de abril, passa a ser exibido nas noites de sábado pela RedeTV!, sempre às 19h.

É a volta do programa à grade onde esteve por três anos, entre 2008 e 2010. Criado em 2005 por Benê Gomes, o Auto+ também tem o jornalista Marcello Sant'Anna dividindo a apresentação da atração, com produção da Auto+ Entretenimento, empresa especializada em promoção de eventos automotivos e de esporte a motor.

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