Venda de carro 1.0 cresce 14,6% em abril e inclui modelos turbo; confira
Resumo da notícia
- Crescimento coincide com modernização do motor 1.0
- Versões de topo de VW Polo e virtus são 1.0, com turbo
- Participação dos carros 1.0 em abril foi de 38,4%
De acordo com balanço da Anfavea divulgado hoje, a produção nacional de autoveículos novos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) em abril foi de 267,5 mil unidades, alta de 11,1% na comparação com março e de 0,5% ante o mesmo mês de 2018. Considerando os quatro primeiros meses deste ano, foram fabricados 965,4 mil autoveículos, retração de 0,1% relativa a igual período no ano passado.
O mesmo balanço indica que no mês passado foram licenciados 231.936 carros e comerciais leves no país, alta de 10,9% em relação a março e de 6,7% comparando com abril de 2018. Quanto às vendas de carros, o destaque foi a alta nos emplacamentos com motor 1.0, que somaram 72.531 exemplares em abril ou 38,4% dos emplacamentos totais de carros de passeio no mesmo período. Alta de 14,6% ante março e de 16,3% em relação a abril do ano passado.
Considerando o acumulado de janeiro a abril de 2019, os carros 1.0 somaram 253.169 vendas ou 37% de participação no mercado -- esse total é 16% mais alto que o registrado no primeiro quadrimestre de 2018.
Ainda assim, a faixa de cilindrada entre 1 e 2 litros ainda é a que mais vende: 113.494 em abril ou 60,2% do mercado.
Vale destacar que motor 1.0 hoje ainda tem vendas concentradas no segmento de entrada, mas não está mais restrito aos carros mais baratos e menos potentes do mercado. Acrescido de turbo, já é oferecido aqui em modelos nacionais da Volkswagen e da Hyundai como alternativa para reduzir emissões e melhorar o consumo sem comprometer o desempenho, usando motores mais compactos -- a tal tendência do downsizing.
No caso da VW, o motor de 1 litro, batizado como 1.0 TSI, também conta com injeção direta de combustível e equipa as versões topo de linha de Polo e Virtus. Também está presente no Up e no recém lançado T-Cross e há pouco deixou de ser oferecido na gama do Golf. A Hyundai, por sua vez, oferece motorização turbo de 1 litro no HB20 e no HB20S, porém sem injeção direta. A Ford já ofereceu motor 1.0 turbo com injeção direta aqui na gama do Fiesta e a General Motors deve introduzir essa configuração na nova geração do Onix.
Além disso, mesmo sem turbo nem injeção direta, os motores de 1 litro têm evoluído com a adoção de três cilindros e outras tecnologias, como comando variável de válvulas e componentes de alumínio, por exemplo.
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