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Rivian, a nova sensação dos elétricos, já tem 2 encomendas para o Brasil

J.D. Sacaringe, CEO da Rivian, posa ao lado da picape R1T no Salão de Los Angeles de 2018 - Mike Blake/Reuters
J.D. Sacaringe, CEO da Rivian, posa ao lado da picape R1T no Salão de Los Angeles de 2018
Imagem: Mike Blake/Reuters

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo

06/05/2019 07h00

Resumo da notícia

  • Empresário de SC reservou picape e SUV elétricos da startup americana
  • Ele estará entre os primeiros do mundo a ter um Rivian
  • Reserva exigiu sinal de US$ 1.000 por carro
  • Rivian recebeu investimentos de Ford e Amazon
  • Modelos da Rivian ainda não foram lançados

Você talvez nunca ouviu falar na Rivian, mas essa start-up já está chamando a atenção de gigantes como Amazon e Ford, que recentemente anunciaram investimentos de centenas de milhões de dólares na empresa norte-americana de carros elétricos. Porém, um empresário brasileiro, entusiasta dos veículos com zero emissões, sabe tudo da Rivian e será um dos primeiros no mundo a ter na garagem os dois modelos da marca: a picape R1T e o SUV R1S.

Rivian R1T Salão de Los Angeles 2018 geral - Mike Blake/Reuters - Mike Blake/Reuters
Picape R1T (foto) e SUV terão autonomia de mais de 600 km, promete Rivian
Imagem: Mike Blake/Reuters

A dupla, exibida recentemente no Salão de Nova York (EUA), ainda está em desenvolvimento, mas esse empresário, que prefere o anonimato, já reservou uma unidade de cada. Ele já pagou sinal de US$ 1.000 (cerca de R$ 3,9 mil na conversão direta) para ser um dos primeiros da fila.

A informação, obtida com exclusividade por UOL Carros, é de Daniel Reis, proprietário da importadora independente DPR Trading, com base em Miami, nos Estados Unidos. Será a DPR a responsável por trazer e legalizar a R1T e o R1S do empresário no Brasil.

Rivian R1S no Salão de Nova Yor (2019) verde - Brendan McDermid/Reuters - Brendan McDermid/Reuters
SUV R1S foi exibido recentemente na edição 2019 do Salão de Nova York
Imagem: Brendan McDermid/Reuters

Como a versão de produção de ambos modelos ainda não foi finalizada, ainda não há definição de quais serão os preços e os equipamentos. Porém, para o futuro comprador, aparentemente dinheiro não será problema: entusiasta de carros elétricos, ele já é proprietário de dois Tesla: um Model 3, um dos poucos no país, e um Model X, além de outros elétricos e híbridos.

"É um cara completamente apaixonado por carros elétricos. Já teve BMW i3 e é dono de Volvo híbrido e Tesla. Fã da Rivian, esteve em Nova York há alguns dias para conhecer os carros pessoalmente. A Rivian ainda está trabalhando no desenvolvimento e ainda não tem linha de produção. A previsão de entrega da picape é para 2020 e do SUV, no ano seguinte", diz Reis. "Assim que começarem a configurar os carros, ele será um dos primeiros a ser chamados", complementa.

Rivian R1T traseira - Divulgação - Divulgação
Picape R1T terá capacidade para carregar 800 kg, 1 motor para cada roda e 760 cv
Imagem: Divulgação

A Rivian é apontada como a próxima sensação dos veículos elétricos e tem potencial para fazer sombra à já famosa Tesla em um futuro não muito distante. Focada em picapes e SUVs, segmento dos mais populares nos EUA, já chamou a atenção da Ford. Os EUA ainda não têm uma picape 100% elétrica produzida em larga escala.

Há cerca de duas semanas, a Oval Azul anunciou aporte de US$ 500 milhões (R$ 1,97 bilhão) na Rivian para usar chassi, motor, baterias e controles eletrônicos desenvolvidos pela startup e lançar um veículo elétrico próprio nos Estados Unidos (provavelmente uma picape). Recentemente, a Amazon também injetou US$ 700 milhões (R$ 2,76 bilhões) na empresa sediada em Playmouth, Michigan. A General Motors também chegou a negociar investimento de pelo menos US$ 1 bilhão (R$ 3,94 bilhões), mas o negócio aparentemente não evoluiu.

Rivian R1S interior - Divulgação - Divulgação
Interior do SUV R1S, que virá para o Brasil; controles são concentrados em telas de alta resolução
Imagem: Divulgação

Os carros

Como outros veículos elétricos, os veículos Rivian trazem chassi do tipo "prancha de skate", que reúne baterias, motores (um em cada roda), suspensões (pneumáticas), freios e sistemas de arrefecimento em uma só estrutura. Ao menos no papel, a autonomia prometida é o grande destaque: até cerca de 640 km de alcance com uma carga completa.

Rivan R1S SUV verde - Divulgação - Divulgação
SUV R1S tem espaço para até 7 ocupantes e estilo lembra Land Rover
Imagem: Divulgação

A capacidade de carga estimada é de 800 kg, dentro da média para uma picape compacta -- a distância entre-eixos informada é de 3,45 m, contra 3 m da Fiat Toro. Os números de desempenho são promissores: com 4 motores e potência combinada de 760 cv, a aceleração de zero a 96 km/h deve acontecer em aproximadamente 3 segundos. Tempo de superesportivo.

As especificações de performance divulgadas para o SUV R1S, que terá opção para até sete ocupantes, são as mesmas.