Ford Focus chega ao fim da produção com mensagem ao presidente da Argentina
Resumo da notícia
- Funcionários ironizaram Mauricio Macri citando trabalhadores dispensados
- Fim do modelo foi anunciado em outubro de 2018
- Modelo sofreu com queda nas vendas do segmento de hatches médios
Os funcionários da fábrica da Ford em Pacheco (Argentina) fizeram uma pequena cerimônia para marcar o fim da produção do Focus e aproveitaram a ocasião para dar um "recado" ao presidente argentino, Mauricio Macri.
"Obrigado, Macri. Último Focus 2019. 520 companheiros suspensos", dizia a mensagem, sugerindo o afastamento de 520 funcionários da linha de produção. O número não foi confirmado nem negado pela assessoria de imprensa da Ford Argentina, mesma postura adotada pelo sindicato de operários da indústria automotiva do país (a Smata).
O fim do Focus foi anunciado em outubro do ano passado e faz parte de um grande plano de reestruturação da Ford na América Latina -- e no mundo. Na época, a fabricante alegou que a baixa demanda no segmento de hatches médios decretou a despedida do Focus. Em vez dele, a Ford vai concentrar esforços na produção da Ranger, cuja nova geração terá plataforma compartilhada com a futura Volkswagen Amarok.
Os rivais do Focus também estão passando por maus bocados. O exemplo mais claro é o do Volkswagen Golf, que no Brasil perdeu as versões mais acessíveis com motorizações 1.0 e 1.4 TSI. Agora o hatch é vendido apenas na configuração esportiva GTI, com motor 2.0 TSI de 230 cv.
Apenas quatro meses depois do anúncio, a Ford voltou suas atenções para o Brasil. Anunciou o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e por tabela decretou o fim do Fiesta, único automóvel de passeio ainda feito na fábrica do ABC Paulista.
Pouca coisa mudou por lá desde então: após sucessivas reuniões entre sindicato, autoridades do governo paulista e montadora, a Ford anunciou um acordo para as demissões. Enquanto isso, alguns nomes despontaram como possíveis compradores da fábrica paulista (incluindo o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o Caoa, importador das marcas Hyundai e Chery e dono de concessionárias Ford do país), mas nenhuma decisão foi anunciada oficialmente pelas partes envolvidas.
Relembre os carros produzidos pela Ford na fábrica de São Bernardo:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.