Topo

Testes e lançamentos


Volkswagen T-Cross tem segurança máxima, aponta Latin NCAP

Volkswagen T-Cross passa com 5 estrelas no teste de impacto - Reprodução/Latin NCAP
Volkswagen T-Cross passa com 5 estrelas no teste de impacto
Imagem: Reprodução/Latin NCAP

Eugênio Augusto Brito

Do UOL, no Rio (RJ)

28/03/2019 10h25

Resumo da notícia

  • Proteção para cabeça do motorista e passageiro frontal é "boa"
  • Estrutura do habitáculo foi considerada "estável"
  • Airbags laterais e de cortina contribuíram para nota máxima
  • SUV ganhou selo por boa proteção também a pedestre

O Volkswagen T-Cross, SUV compacto que a marca está lançando neste primeiro trimestre no Brasil, obteve cinco estrelas em teste de impacto, parâmetro máximo de segurança, segundo o Latin NCAP -- instituto independente de segurança viária. Além da ótima nota, o modelo recebeu o selo "Advanced Awards", pelo alto grau de proteção para passageiros adultos e crianças a bordo da cabine, bem como danos mínimos a pedestres em caso de atropelamento.

Essa distinção de segurança foi feita na manhã desta quinta-feira (28), pelo Latin NCAP, mas não em evento próprio da entidade. O anúncio, curiosamente, ocorreu durante o evento feito pela Volkswagen para lançamento da configuração 1.0 TSI do T-Cross, que parte de R$ 84.990. As primeiras unidades do utilitário esportivo serão entregues em abril.

Jeep Renegade e Ford EcoSport, rivais diretos do T-Cross, também gabaritaram a avaliação do instituto de segurança viária, respectivamente em 2015 e 2013, quando os testes conduzidos pelo Latin NCAP seguiam critérios diferentes que os atuais, que são mais rígidos e levam em conta o impacto lateral e contra poste, bem como disponibilidade de controles de tração e estabilidade.

Colisão frontal

Em relação ao teste de colisão frontal, o Latin NCAP, responsável por testar a segurança de veículos novos vendidos na América Latina e Caribe, o instituto avalia que a proteção oferecida à cabeça e ao pescoço do motorista e do passageiro da frente é "boa". O peito do motorista, por outro lado, recebeu proteção adequada e o do passageiro, boa, relativa aos sistemas de retenção. Já os joelhos do motorista e do passageiro apresentaram boa proteção, enquanto as canelas do motorista receberam proteção adequada e boa, e as do passageiro, boa. Como um todo, a estrutura do habitáculo foi considerada estável.

Colisão lateral

Quanto ao teste lateral, os airbags laterais proporcionaram boa proteção para cabeça, tórax, abdome e pelve, aponta o Latin NCAP. Já na simulação de impacto lateral de poste, os airbags laterais e de cortina ofereceram boa proteção à cabeça e à pelve, e proteção adequada ao abdome e ao tórax. A avaliação também considerou os controles de estabilidade e tração, que atendem os parâmetros de segurança estabelecidos pelo instituto. O modelo também oferece alerta de cinto de segurança desafivelado nos bancos dianteiros, que também explicam as cinco estrelas obtidas para a proteção do ocupante adulto.

Versão de entrada aquece concorrência

Equipado com o motor 1.0 200 TSI (128 cv, 20,4 kgfm com etanol, com câmbio manual ou automático de seis marchas), o T-Cross 1.0 turbo tende a ser a configuração que vai encarar de fato os demais SUVs do mercado, por ter preço compatível. O T-Cross 1.4 TSI, apresentado há um mês, é muito completo e avançado, mas parte de R$ 110 mil e encosta nos R$ 130 mil quando configurado com todos os opcionais, situação "esquisita" por ser um SUV pequeno com preço de SUV médio.

Os valores e equipamentos das quatro versões do T-Cross, relembrando, são:

- Volkswagen T-Cross 1.0 200 TSI (manual): R$ 84.990
Traz de série: controle de estabilidade (ESC), seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, bloqueio eletrônico do diferencial, direção elétrica e ajuste de altura e distância para o volante, assistente para partida em rampas (Hill Hold), sensores traseiros de estacionamento, sistema isofix para cadeirinhas infantis, faróis de neblina com função "cornering", luzes de condução diurna de LED, lanternas traseiras de LED, banco dianteiro do passageiro com encosto rebatível, suporte para smartphone com entrada USB para carregamento, travas e vidros elétricos e volante multifuncional. Câmbio é o manual de seis marchas.

Opcional de R$ 1.720: pacote "Interactive I" (som Composition Touch com App-Connect, dois alto-falantes adicionais, além dos quatro de série, e App-Connect, câmera de ré para auxílio em manobras e sensores dianteiros de estacionamento.

- Volkswagen T-Cross 1.0 200 TSI Automático: R$ 94.490
Acrescenta ao pacote anterior: câmbio automático de seis marchas, grade dianteira em preto brilhante, controle automático de velocidade, apoio de braço central com porta-objetos, volante multifuncional revestido de couro com "shift paddles", duas entradas USB para o banco traseiro, saída traseira de ar-condicionado, sistema de som "Composition Touch", com tela colorida sensível ao toque de 6,5 polegadas e App-Connect.

Opcionais de R$ 1.590: pacote "Interactive II" inclui câmera de ré para auxílio em manobras e sensores dianteiros de estacionamento, além de espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico.

- Volkswagen T-Cross 1.0 200 TSI Comfortline Automático: R$ 99.990
Ganha: detalhes cromados na grade dianteira, colunas centrais em preto brilhante e para-choque traseiro com apliques cromados na região inferior, ar-condicionado digital (uma zona), banco do motorista com ajuste lombar, câmera de ré para auxílio no estacionamento, indicador de pressão dos pneus, manopla da alavanca de câmbio revestida de couro, porta-luvas refrigerado, revestimento interno é na cor azul-escura e há insertos decorativos no painel, sistema "Save" de variação do espaço do porta-malas, rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus 205/55 R17, sensores dianteiros de estacionamento (além dos traseiros) e sistema de frenagem automática pós-colisão.

Opcionais (preços variando até um total de quase R$ 8 mil): "Exclusive & Interactive" (sistema "Discover Media" com navegador via satélite, tela de 8 polegadas, comando por voz e entrada USB no console central, iluminação ambiente em LED, seletor do modo de condução, sistema "Kessy" de abertura das portas sem chave e partida do motor por botão, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e tapetes adicionais de carpete).

"Sky View II" (teto solar panorâmico; espelho retrovisor interno eletrocrômico; e sensores de chuva e crepuscular).

"Design View" bancos de couro na cor "marrom Marrakesh" e apliques decorativos no painel com detalhes na cor "bronze Namíbia".

"Premium" (Park Assist 3.0; faróis full-LED com luz de condução diurna em LED; e sistema de som "Beats" com subwoofer).

- Volkswagen T-Cross 1.4 250 TSI Highline Automatic: R$ 109.990
Acrescenta: rack de teto, moldura cromada para os faróis de neblina e para a grade dianteira e frisos laterais na região inferior dos vidros, bancos revestidos de couro, iluminação ambiente em LED, manopla da alavanca de freio de estacionamento revestida de couro, cobertura dos pedais de alumínio, espelho retrovisor interno eletrocrômico, espelhos retrovisores externos com rebatimento automático, iluminação ambiente em LED, detector de fadiga, sistema "Kessy", sistema start&stop e sensores de chuva e crepuscular.

Opcionais: os mesmos do 1.0 200 TSI Comfortline e mais: "Innovation" (painel totalmente digital, sistema de som "Discover Media" com navegador via satélite, tela colorida de 8 polegadas, comando por voz e entrada USB no console central e o seletor de modo de condução).

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.

Mais Testes e lançamentos