Topo

Nova Volvo V60 mostra que marca não esqueceu como se faz uma perua

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/02/2018 15h56

Segunda geração da station wagon sueca quebra sequência de SUVs no Brasil: "trazê-la é questão de honra", diz marca

XC90, XC60 e o novíssimo XC40 marcam o plano de ofensiva da Volvo no cada vez mais atraente mercado de SUVs. Só que a a marca não esqueceu como se faz peruas, e provou isso ao apresentar nesta quarta-feira (21) a nova geração da V60. Ainda bem!

A boa notícia ao pequeno, mas fiel, grupo de entusiastas das station wagon no Brasil é que modelo será lançado aqui no segundo semestre deste ano. Contatada por UOL Carros, a assessoria de imprensa da fabricante no país afirmou que importar a V60 para cá é uma "questão de honra", mesmo diante dos baixos números de vendas deste tipo de veículo no mercado brasileiro, devido à grande tradição no segmento de peruas.

Data de lançamento, preços e especificações de conteúdo ainda não foram definidos pelos representantes. "Donos de peruas familiares são clientes muito importantes para nós há várias gerações. A nova V60 não só honra a tradição da marca como a leva para ainda mais longe", afirmou Håkan  Samuelsson, diretor-executivo global da Volvo.

Veja mais

+ Avaliação: Volvo XC40, o autônomo "mais barato" do Brasil
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Com ainda mais classe

Design segue a identidade visual lançada pelo XC90, no fim de 2015, e seguida por cada um dos lançamentos da marca desde então. Um dos elementos mais marcantes é o desenho das luzes de LEDs dos faróis, apropriadamente batizado de "martelo de Thor". Atrás, as lanternas lembram o formato das peças do XC60. Elegância, em resumo, não lhe falta.

Assim como XC90, XC60, S90 e V90, a V60 é construída sobre a plataforma SCA (de Scalable Product Architecture, ou "Arquitetura de Produto em Escala", em bom português). Sendo assim, a perua será vendida em diversas opções de motorização, incluindo duas híbridas do tipo plug-in: a T6 tem 345 cv e a T8 entrega 395 cv.

A V60 mede 4,76 metros de comprimento e tem distância entre-eixos de 2,87 metros -- contra 4,68 metros e 2,86 metros do XC60, respectivamente. O porta-malas comporta até 529 litros, aumentando para 841 litros se o banco traseiro estiver rebatido.

Como todo Volvo que se preza, a V60 traz um vasto pacote de itens de segurança ativa e passiva. Além do sistema de frenagem de emergência "City Safety" (que agora também atua para atenuar o impacto de colisões iminentes), a perua possui assistente de condução semiautônoma, que controla aceleração, volante e frenagem a até 130 km/h, e teve aprimoramentos em sua capacidade de contornar curvas.

O sistema de entretenimento a bordo Sensus é controlado por uma gigantesca tela vertical no centro da cabine, oferecendo compatibilidade aos sistemas operacionais Apple CarPlay e Android Auto.