Topo

Fiat Argo é revelado com traços de Tipo, Mobi e... Gol; o que você acha?

Esta é a primeira imagem oficial do Argo sem nenhuma camuflagem. E aí, gostou? - Divulgação
Esta é a primeira imagem oficial do Argo sem nenhuma camuflagem. E aí, gostou? Imagem: Divulgação

Leonardo Felix<br>André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/05/2017 12h08

Fim do mistério: fabricante exibe primeiras imagens oficiais do hatch compacto, que será lançado no fim deste mês

Durante muito tempo se especulou que o Fiat Argo, inédito hatch da marca e que chega no fim deste mês para substituir Punto, Bravo e as versões de topo do Palio, teria visual inspirado na atual família Tipo, vendida em mercados europeus.

Acabou o mistério: a fabricante divulgou nesta quarta-feira (17) as duas primeiras imagens oficiais do modelo. De fato, ele possui traços derivados do Tipo. Porém, sua identidade visual está bastante ligada aos já nacionais Toro e Mobi, muito mais este último, especialmente no formato da grade e nos faróis bojudos ao centro e espichados nas pontas.

Esmiuçando o Argo

Tal solução estética para o conjunto óptico dianteiro foi inaugurada pela Toro, embora na picape ela seja aplicada de uma forma mais arrojada: as peças superiores são bem finas e usam LED totalmente.

Dianteira dos Fiat Argo, Mobi e Toro - Arte/UOL - Arte/UOL
Nesta montagem comparativa fica mais evidente o atual conceito estético de faróis utilizado pela Fiat no Brasil
Imagem: Arte/UOL
No caso do Argo, a aplicação é mais convencional, como no Mobi, porém de forma mais rebuscada. Enquanto o citycar conta com parábola única, os faróis do primo maior vêm com duplo canhão, luz de seta nas bordas internas e filete superior em LED.

Para-choque reserva espaço para faróis de neblina em formato circular, que lembra muito a solução do Jeep Renegade. Isso é normal, já que o SUV também usa a plataforma de construção da Toro e muitos dos componentes estarão no Argo. Além disso, possui as extremidades pontudas, típica de carros da Volkswagen. 

Esta herança, porém, nos fez até sentir falta de uma solução mais moderna -- poderia haver um filete vertical de LEDs no final do para-choque, certo? Renault Captur é um exemplo recente deste tipo de solução.

 

Lembra rivais?

Agora observe a lateral: linhas de cintura, colunas, caimento do teto e coluna C... Vai falar que não lembra um Volkswagen Gol? E também lembra o líder do mercado Chevrolet Onix -- que por sua vez, também "bebeu na fonte" do Gol, quando foi lançado em 2012. Esta foi a sensação para a equipe de UOL Carros.

A diferença é que o Argo possui linhas de cintura discretamente ascendentes, vincos mais marcantes, portas com relevo menos "chapado" e caixas de roda ligeiramente abauladas.

Na traseira, a similaridade com o Gol continua até chegamos às lanternas. Ali a inspiração no Tipo, na Toro e em modelos Jeep volta a aparecer: peças são bipartidas, horizontalizadas e com arestas arredondadas, porém menos esticadas que as do hatch médio. Nichos de luzes de posição e freios têm formato de gancho e acasulam as lâmpadas de seta e ré.

Detalhes em vermelho no para-choque frontal, ponteira trapezoidal cromada do escape e rodas agressivas -- que são um dos pontos mais legais do compacto: são cinco raios em bumerangue auxiliados por faixas menores que completam a forma de um "Y" -- sugerem se tratar de uma versão esportiva, provavelmente a mais cara da gama. A marca ainda não revelou quais serão os motores utilizados pelo hatch.

Na opinião da redação de UOL Carros, o Argo é um carro bonito, mas que não traz algo inovador para o segmento, ao menos em termos de design.

Fiat Argo - Divulgação - Divulgação
Fiat Argo visto de traseira
Imagem: Divulgação

Por dentro

Ainda não há imagens do interior, mas este já mostramos como será. Porte é semelhante ao de um Renault Sandero, mas o Argo é mais baixo e largo, ressaltando uma proposta esportiva e mais premium.

Também conforme antecipado pela reportagem de UOL Carros, o compacto deverá ter configurações com motor 1.0 e 1.3 Firefly, além de uma mais forte, possivelmente com o já defasado motor 1.8 E-torq. Mas por que não esperar uma versão com motor turbo?

O futuro rival Volkswagen Polo certamente terá, por ser construído sobre a plataforma múltipla MQB, compartilhada com o Golf.

Entre as opções de câmbio, o carro deve contar com transmissão manual (esperamos que de seis marchas) mas, certamente, como comprova a imagem revelada nesta quarta, pelo câmbio automático de seis marchas de Renegade e Toro -- repare na sigla AT6 no canto direito inferior da tampa do porta-malas.

Mas se vai substituir também o Palio, talvez haja espaço para uma opção sem embreagem mais barata. Seria estranho, mas nada impossível ver o uso da monoembreagem robotizada GSR (evolução "rebatizada" do velho Dualogic).

Realçamos também que estas imagens mostram uma versão que certamente é a topo de gama, daí a beleza de rodas e os apetrechos de para-choques e base da carroceria. Certamente haverá configurações mais espartanas, menos vistosas, do Argo.