Topo

Velho estádio nos EUA vira cemitério de carros do dieselgate da Volks

Jetta, Novo Fusca, Passat... tudo a diesel: carros da Volks apodrecem em terreno na cidade de Pontiac - Carlos Osorio/AP - 24.1.2017
Jetta, Novo Fusca, Passat... tudo a diesel: carros da Volks apodrecem em terreno na cidade de Pontiac Imagem: Carlos Osorio/AP - 24.1.2017

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/03/2017 14h36

O "dieselgate", escândalo envolvendo a manipulação de testes de emissões de poluentes em automóveis e utilitários da Volkswagen movidos a diesel, já rendeu prejuízo de bilhões de dólares em multas e compensações para a marca alemã. Nos Estados Unidos, a fabricante já se declarou culpada e fez até um programa de recompra de 485 mil carros equipados com o programa que permitia a fraude.

Mas até essa ação gera um problema: onde colocar tantos carros irregulares? Centenas deles estão largados, praticamente apodrecendo ao ar livre, em um terreno de 514 mil m² na cidade de Pontiac, nos arredores de Detroit. É o terreno onde ficava o estádio Silverdome, casa do time de futebol americano Detroit Lions, de 1975 a 2001, quando a arena foi demolida.

Agora, é um cemitério de carros da Volkswagen. E que já virou caso judicial.

A prefeitura local enviou seis citações para o Triple Investment Group, dono do terreno desde 2009, solicitando a retirada dos veículos por falta de licença para estocá-los ali e também por suposta falta de segurança para evitar que a frota vire alvo de ladrões.

De acordo com relato de um porta-voz da Volkswagen para a revista "Car and Driver" americana, o Silverdome é apenas um de vários locais onde os carros devolvidos por conta do "dieselgate" estão estocados, à espera de um reparo definitivo ou do envio para reciclagem.

Aparentemente, a montadora ainda não decidiu qual fim irá dar às centenas de milhares de unidades que comprou de volta dos clientes, a um custo estimado de US$ 11,2 bilhões (cerca de R$ 35 bilhões na conversão direta).

Especialistas especulam não haver solução técnica para os motores fraudulentos, uma vez que a Volks ainda não se pronunciou sobre isso e, um ano e meio depois, divulga apenas plano massivo de novos modelos até 2020, que contempla apenas modelos TSI (turbo a gasolina) e elétricos -- nada de novos carros a diesel.