Topo

Huracán Performante nasce em Genebra para ser o Lamborghini mais feroz

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/03/2017 12h24

Veja o que traz de novo a versão envenenada do superesportivo

A Lamborghini revelou no Salão de Genebra 2017 o Huracán Performante, modelo de produção mais rápido da marca e primeiro a trazer aerodinâmica ativa -- aletas, como em aviões, que são abertas e fechados por comandos elétricos, ou mesmo de forma automática, para aumentar pressão aerodinâmica, aderência e estabilidade.

Não é só isso: a versão Performante é 40 kg mais leve que o Huracán padrão, pois traz fibra de carbono forjada na asa traseira -- material produzido sob alta temperatura e pressão, ficando mais leve e oferecendo mais resistência --, além da fibra de carbono convencional presente na estrutura e em partes como capô e spoilers.

Também há incrementos na parte mecânica. O motorzão V10 naturalmente aspirado passa a produzir 650 cv de potência e 61,25 kgfm de torque, contra 618 cv e 57 kgfm do Huracán “comum”.

Suspensões contam com molas mais rígidas e barras estabilizadoras, combinadas com amortecedores convencionais ou ativos (opcionais), que ajustam a rigidez conforme o piso e a tocada do piloto. Tração é integral.

Tais modificações, combinadas com pneus Pirelli P Zero Corsa, permitem ao Performante acelerar de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, e alcançar velocidade máxima de 325 km/h.

Na prática, o Huracán Performante virou mais rápido até do que o Aventador SV, topo de linha da marca, no longo e desafiador circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha. Segundo a Lamborghini, a nova versão virou em 6 minutos e 52 segundos no traçado de 22 quilômetros, batendo em cinco segundos o recorde do Porsche 918 Spyder.

Ficou interessado? Não há previsão de chegada ao Brasil -- onde os carros da Lambo só chegam via importadora oficial. Já nos Estados Unidos o Performante vai partir de US$ 274.390 (cerca de R$ 860 mil), sem incluir taxas.