Topo

Civic Hatch ressurge em Paris e ficamos só na vontade (de novo)

Civic hatchback não está nos planos da Honda brasileira

Programa Auto+

Leonardo Felix

Do UOL, em Paris (França)

30/09/2016 17h12

Se a décima geração do Honda Civic já é vista nas ruas do Brasil como sedã (veja os detalhes dela aqui), ainda convivendo com o cupê esportivo Si da geração anterior (lembre da avaliação aqui), seguimos sem acesso à configuração dois-volumes. Novamente, sorte dos europeus, azar o nosso: a nova geração do Civic Hatchback é apresentada oficialmente no Salão de Paris 2016 e chega às garagens do hemisfério norte no começo de 2017.

O visual definitivo do carro é praticamente idêntico ao do protótipo mostrado pela empresa no Salão de Genebra, em março deste ano. Relembre dele por aqui.

De quebra, a Honda ainda se antecipou -- bastante -- com a revelação do carro-conceito do próximo Type-R. O atual foi lançado há um ano, no Salão de Frankfurt.

Novamente, não há intenção de comercialização do hatch em território brasileiro.

Utopia

Neste cenário, provoca suspiros saber que o Civic é ainda mais interessante como hatch do que como sedã. A geração concebida nos Estados Unidos realça suas características dinâmicas na forma encurtada. As tomadas de ar inferiores dos para-choques, por exemplo, são maiores do que as do sedã e possuem divisórias em formato de colmeia.

Lanternas com desenho de gancho combinam com o caimento do segundo volume e se integram ao spoiler do porta-malas de forma exemplar. Por dentro o padrão de acabamento é exatamente igual ao do sedã.

Motor 1.5 turbo, de quatro cilindros, é o mesmo visto no sedã, mas está calibrado para entregar mais força na versão Sporting Touring (topo do hatch): 180 cv (contra 173 cv do sedã). Transmissão é manual de seis marchas ou a também conhecida automática CVT (continuamente variável).

Nos Estados Unidos, o Civic Hatchback já está em pré-venda com preço final ao consumidor de US$ 22.135 (cerca de R$ 70 mil).

Honda Civic Type-R Prototype 2017 - Newspress - Newspress
Novo Civic Type-R deve chegar em 2017 com motor 2.0 turbo que promete render 350 cv
Imagem: Newspress

Um novíssimo Type-R?

No centro do estande da marca japonesa em Paris está um surpreendente protótipo do futuro Civic Type-R, derivação esportiva do hatchback.

Ainda há poucas informações a respeito do novíssimo modelo de produção, já que este só deve ser oficialmente revelado no final de 2017 e ganhar as ruas apenas no ano seguinte. Explica-se: o Type-R atual ainda pode ser chamado de "novo", uma vez que foi revelado no Salão de Frankfurt de 2016.

Este novo conceito usa a mesma receita: adereços aerodinâmicos de fibra de carbono nos para-choques, enorme aerofólio traseiro e três saídas de escape centralizadas. Há ainda fortes vincos e carroceria em tom cinza escuro fosco. 

Dados não foram divulgados, mas espera-se que o atual 2.0 turbo seja mantido e recalibrado para alcançar os 350 cv do Ford Focus RS.

*Viagem a convite da Anfavea