Jeep, Dodge, RAM, SRT? Nenhum: carro mais legal da FCA é um... Fiat
A experiência de poder guiar todos os carros do Grupo FCA em um só dia, no evento anual organizado pela empresa chamado de "What's New", é ótima para poder comparar, em "tempo real", a diferença entre carros com plataforma e estrutura idênticos, mas vendidos sob emblemas diferentes -- como os "irmãos" Dodge Charger e Chrysler 300 ou Dart e 200, por exemplo.
UOL Carros experimentou quase todos os modelos que o grupo tem a oferecer, com foco naqueles que podem ser aproveitados no Brasil, como a minivan Pacifica, mas também aproveitou para dar uma volta na lenda esportiva da Dodge, o Viper, e nos muscle cars 300 S, Charger e Challenger.
O rival do Miata
Mas nenhum desses, acredite, consegue ser mais divertido que um modelo da... Fiat. Trata-se do 124 Spider, roadster lançado há alguns meses pela marca (apareceu pela primeira vez no Salão de Los Angeles do ano passado).
Criado para rivalizar com o (também divertido) Mazda MX-5 Miata nos Estados Unidos, o esportivo tem capacidade dinâmica surpreendente, principalmente quando comparada à dos tradicionais pony cars da Chrysler, que na verdade são grandes devoradores de retas, mas não reais apreciadores de curvas.
São várias configurações mecânicas, mas a mais cara, que tem o selo de preparação da Abarth, usa o motor 1.4 MultiAir (turbinado, uma evolução do antigo T-Jet), de 166 cavalos (162 hp) e 25,4 kgfm de torque, aliado a uma caixa de transmissão de seis marchas (que pode ser manual ou automática) e, claro, tração traseira.
Só que o tempero dessa já deliciosa receita está no baixo peso (cerca de 1.050 kg) e na distribuição dessa massa entre os eixos de 50%/50%.
O resultado é um carrinho divertido, compacto e empolgante, principalmente pelo som do espirro da turbina, bem mais alto que no 500 Abarth vendido no Brasil.
Vem para o Brasil?
A Fiat, por enquanto, não se manifesta oficialmente em relação ao 124, mas já estuda alguma maneira de vendê-lo por aqui, desde que seja importado, como uma espécie de show car -- quase como ocorre com o 500 Abarth.
Só que o preço chegaria facilmente a valores acima de R$ 150 mil, conforme relatam os parceiros da Car and Driver.
As vendas do conversível na Europa começam em setembro, logo após a apresentação no Salão de Paris. Se vier ao Brasil, a importação oficial deve começar somente em 2017.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.