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Fiat Mobi x VW up!: anúncios exploram o melhor de cada carro?

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

25/04/2016 08h00Atualizada em 28/04/2016 16h29

Ainda não se sabe se o Mobi será capaz de vender o quanto a Fiat espera -- a marca quer ser líder do mercado. Nem, por exemplo, se ele poderá ter as mesmas 5 e 4 estrelas (para adultos e crianças, respectivamente) que o Volkswagen up! -- que não está entre os mais vendidos do país -- conquistou no Latin NCAP.

Sabe-se, por enquanto, que ele não será tão econômico quanto seu rival, por utilizar o defasado motor 1.0 Fire Evo, emprestado do Uno e do Palio Fire.

Mas como cada marca explora seus pontos fortes nas campanhas publicitárias? O Mobi tem suas características técnicas ressaltadas no comercial de TV, enquanto o up! surgiu na mídia como conceito, um modelo descolado, sem destacar pontos como motor e segurança.

Estes são os preços.

I like to Mobi it

A Fiat se valeu de um jingle conhecido pelo filme "Madagascar" para desenvolver as campanhas de promoção do Mobi. Além da música ficar insistentemente na cabeça, a marca incrementa a propaganda com as principais características do carro ao inserir letreiros com os destaques.

Se você já assistiu à propaganda do Mobi ao menos uma vez, do que imediatamente se lembra?

Que, entre outras coisas, dá para ver diversas vezes a palavra "Mobi" na peça, que o celular pode fazer o papel do sistema multimídia, e que ele oferece equipamentos como ar-condicionado, sistema de frenagem de emergência, câmera de ré e volante multifuncional, além do "cargobox".

No final, um locutor ainda apresenta o carro a quem está assistindo.

up! quis ser tudo, menos carro popular?

Agora vamos lembrar do anúncio do up!. A campanha lançada em 2014, junto com a chegada do pequeno Volks, não mostrar o carro em lugares conhecidos do Brasil, apesar da placa brasileira.

Enquanto o comercial do Mobi foi feito no centro de São Paulo, o do up! foi gravado em Montevidéu, no Uruguai.

A música também é "chiclete", mas foi utilizada mais para chamar a atenção pelos personagens estranhos do que pelas qualidades do carro.

O up! praticamente só aparece por dentro, e não se fala de características importantes -- motor, espaço, segurança ou economia de combustível.

De fato, ressaltam "painéis coloridos" e "GPS com touchscreen", que são secundários na proposta de um modelo compacto urbano.

No final, personagens de "Star Wars" aparecem e um locutor diz: "chegou o up, tudo nele é up". Nada de pessoas reais e comuns, que são os compradores de modelos populares, a bordo. Ou de ressaltar o que o carro pode entregar.

Ainda não é possível prever como o mercado de entrada irá se comportar com a chegada do Mobi, e é preciso aguardar para ver quem consegue os melhores resultados.