Topo

Comediante que jogou dinheiro em Blatter protesta contra Volkswagen

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/03/2016 12h19

Você certamente não lembrará quem é o comediante britânico Simon Brodkin só pelo nome, certo? Mas vai lembrar quando dissermos que foi ele o responsável, em julho do ano passado, por provocar uma chuva de notas falsas de dólares sobre a cabeça do então presidente da Fifa, Joseph Blatter, durante entrevista em Zurique (Suíça). A imagem se tornou uma das mais famosas de 2015. Pois o novo alvo de Brodkin foi a Volkswagen, no Salão de Genebra 2016.

Enquanto a marca fazia sua prévia para o Salão, em Genebra (também na Suíça), o comediante invadiu o palco com fantasia que alude a mecânicos da própria Volks e, com um objeto em mãos denominado "Cheat Box" ("caixa de fraude", em tradução do inglês), protestou contra o escândalo dos motores a diesel. Vídeo feito pelo periódico "Wall Street Journal" mostra o momento da ação de Brodkin.  

Comediante inglês é retirado pelos seguranças após jogar notas falsas de dólares em Joseph Blatter - XinHua - XinHua
Desfecho igual: no ano passado, Brodkin também acabou preso após jogar dólares falsos sobre Blatter
Imagem: XinHua
Segundo o site do jornal "The Guardian", Brodkin usou um "inglês com sotaque alemão" para interromper a participação do atual presidente da Seat, Jürgen Stackmann, e declarar: "Matthias [Muller, atual presidente-executivo do grupo] me disse que tudo bem, contanto que ninguém descobrisse". Então, dirigiu-se até um dos modelos expostos, o novo up!, e simulou que iria instalar a tal "caixa de fraude" sob o motor.

De acordo com outro veículo do Reino Unido, o Telegraph, Stackmann tentou lidar com a situação com naturalidade e respondeu: "Este é um carro totalmente novo. Não precisa de reparos". Só naquele momento dois seguranças entraram no estande e expulsaram Brodkin.

Herbert Diess, presidente-executivo da marca Volkswagen, usou seu discurso para reiterar o esforço da empresa em "recuperar a confiança de seus consumidores". "Nossa marca transcende a ideia de fazer bons carros. Milhões de pessoas confiam em nossa confiabilidade, qualidade e perfeição técnica", disse.