Nissan IDS esconde volante e vira escritório quando anda sozinho
Elétricos, autônomos e conectados dominaram a apresentação da Nissan no Salão de Tóquio 2015. Comandada pelo chefão da companhia, o brasileiro Carlos Ghosn, a marca mostrou exemplos de todos os campos das novas tendências automotivas. Segundo o executivo, a marca quer "usar sua liderança em veículos elétricos, que são a base das futuras gerações de carro, para inovar no desenvolvimento de veículos inteligentes e que andam sozinhos".
- Veja mais da Nissan em Tóquio no Instagram
Prático, Ghosn afirmou que alguém que busca um carro autônomo quer apenas duas coisas: tranquilidade (ao se livrar da ansiedade negativa e do estresse do trânsito pesado) e segurança (ao reduzir ou eliminar a possibilidade de acidentes). E segurança vem antes: "A Nissan será a primeira marca a colocar no mercado japonês, ainda este ano, os primeiros modelos com sistema autônomo de frenagem", afirmou, se referindo ao sistema amplamente usado em carro europeus com câmeras e sensores para evitar o impacto em baixas velocidades, típicos da falta de atenção de motoristas no trânsito urbano.
Em termos gerais, a marca fala que o momento atual é do "sistema de autônomo 1.0", com pequenas funções de auxílio ao motorista, chegando ao "autônomo 2.0" ao final de 2017 e meados de 2018. Um carro totalmente autônomo será visto apenas a partir de 2020, seguindo o movimento global de países desenvolvidos: Japão, China, Europa e Estasos Unidos. No caso dos emergentes, onde o Brasil se enquadra, haverá oferta de partes mais acessíveis da tecnologia.
Meu escritório é na... rua
Em termos de conectividade, a grande estrela da Nissan é o IDS Concept, protótipo de hatchback com sistema autônomo e de interação que permite torná-lo um escritório sobre rodas, com conexão com e-mail corporativo e acesso total a redes sociais.
Surpreendente, o volante é formado por três peças independentes (a base e duas empunhaduras nas laterais) e retráteis, lembra o híbrido de manche de avião e controle de videogame. Quando não está em uso, é automaticamente recolhido dando espaço para tela multimídia tátil, em forma de tablet, e display de alta resolução no painel. Central eletrônica é capaz de "ler" o estilo de direção de seu dono, replicando-o no modo autônomo. Um aplicativo no celular permite que o carro se auto-estacione e vá buscar o dono em qualquer local. Um painel no para-brisa "cumprimenta" motorista e passageiros na aproximação.
Se ainda assim o condutor quiser guiá-lo manualmente, terá o auxílio de todo tipo de assistências eletrônica, como análise de melhores rotas, reconhecimento de novos caminhos, controle automático de freios control, detecção de obstáculos e de pedestres.
Ainda não há detalhes sobre a motorização. A única informação disponibilizada pela Nissan é que a bateria tem capacidade de 60 KWh
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.