Peugeot usa impressão 3D e som de DJ brasileiro no Factral; assista
A grande atração da Peugeot no Salão de Frankfurt 2015 é o Fractal, conceito de esportivo elétrico conversível -- no design, projeta quatro lugares, mas na prática tem tamanho de um roadster -- que quer inovar em vários aspectos.
Seguindo a filosofia i-Cockpit, a marca francesa quis revolucionar não apenas a posição de dirigir (o protótipo segue outros modelos de produção da montadora ao usas volante ovalado e posicionado abaixo do painel de instrumentos), mas também a forma como o motorista se relaciona com o sistema de som do carro.
Para isso, contratou o DJ brasileiro Amon Tobin, que arquitetou um sistema com 13 alto-falantes posicionados em pontos estratégicos da cabine, incluindo os bancos, para usar até o corpo dos ocupantes como "caixas de som".
Telas dão lugar a hologramas
Todos os elementos da decoração interior são feitos com peças de impressão 3D, e pensados para maximizar a experiência acústica. Além disso, quadro de instrumentos e sistema multimídia substituem as cada vez mais convencionais telas digitais por hologramas.
O protótipo também segue nova legislação europeia, que prevê a emissão de alertas sonoros quando veículos 100% elétricos passam por cruzamentos (a ausência de barulho dos motores elétricos vem causando problemas para ciclistas e pedestres, que muitas vezes não percebem a presença de um carro silencioso).
Para conhecer melhor o Fractal, basta dar o play no vídeo que abre a matéria. Quer saber mais detalhes do conceito? Confira no álbum exclusivo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.