Topo

Recém-lançado, Volvo XC90 sofre recall: airbag pode não abrir direito

Chamado engloba 11 unidades e demanda mudança nos paineis da coluna D - Divulgação
Chamado engloba 11 unidades e demanda mudança nos paineis da coluna D Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/08/2015 11h50

Nem os carros mais tecnológicos da atualidade escapam do fantasma dos recalls. Nesta quinta-feira, a Volvo convocou 11 unidades da nova geração do XC90, SUV recém-lançado no Brasil e um dos modelos mais modernos do planeta, porque um erro de projeto pode inibir a deflagração dos airbags laterais de cortina para os passageiros da terceira fileira de assentos.

Segundo a marca, será preciso fazer uma "modificação dos paineis de acabamento interno da coluna D" do veículo. "Os paineis dos lados direito e esquerdo, serão removidos para ajuste do ponto de fixação superior e adição de uma pequena alça plástica, a ser fixada por parafusos, que proporcionará melhor fixação e correto deslocamento desse painel no momento em que a cortina de airbag for inflada", divulgou a fabricante.

Caso a bolsa não seja deflagrada corretamente durante um acidente, ocupantes desses assentos "correm risco de se chocar contra a lateral interna do veículo sem qualquer amortecimento, o que poderá resultar em danos físicos, incluindo lesões graves ou até mesmo fatais".

O chamado envolve unidades fabricadas entre 18 e 26 de maio de 2015, com numeração de chassis de YV1LFA2CCG1007703 a YV1LFA2CCG1007714.

O atendimento nas concessionárias terá início na próxima segunda-feira (24). Para mais informações e agendamentos, os proprietários podem entrar em contato pelo telefone 0800 707 7590 (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h), ou pelo e-mail sac.volvocars@volvocars.com.

Até que a falha seja corrigida, a Volvo orienta que os clientes não utilizem a terceira fileira de assentos do automóvel.